×

Cultura

Festival de Teatro da Amazônia apresenta espetáculos premiados da edição 2024

Cerimônia de premiação aconteceu na noite de domingo (13), no palco do Teatro Amazonas

Festival de Teatro da Amazônia apresenta espetáculos premiados da edição 2024

Encerramento do Festival de Teatro da Amazônia - FTA (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – O Festival de Teatro da Amazônia (FTA) chegou ao fim na noite de domingo (13), com a apresentação da peça “La Vorágine”, de La Tierra, da Colômbia; e a premiação da Mostra Competitiva Jurupari. O anúncio dos espetáculos premiados da 18ª edição aconteceu no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. O festival recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além da iniciativa privada e demais instituições.

As produções da Mostra Competitiva Jurupari concorreram a 20 prêmios, entre artísticos e técnicos, divididos em dez prêmios para categoria adulto e dez para a categoria teatro das infâncias.

Publicidade

Com prêmios artísticos foram contemplados “Melhor Espetáculo”, “Melhor Direção”, “Melhor Atuação de Ator ou Artista Não-Binárie”, “Melhor Atuação de Atriz ou Artista Não-Binárie” e “Melhor Dramaturgia”, enquanto os prêmios técnicos destacaram “Melhor Cenário”, “Melhor Figurino”, “Melhor Visagismo”, “Melhor Iluminação” e “Melhor Design de Som”.

Em 2024, foram mais de 30 espetáculos apresentados, com sessões lotadas, em espaços como Teatro Amazonas, Gebes Medeiros, Instalação, Buia e Centro de Tradições Indígenas, além das ruas de Manaus.

“O festival se espalhou pelos bairros da cidade e, em espaços independentes, o teatro encontrou sua verdadeira essência. Nos braços da comunidade, o teatro se multiplicou, mostrando que a cultura é diversa, plural e acessível a todos”, afirma Cleber Ferreira, presidente da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam).

Ele destaca que o  festival se tornou também um lugar de encontros e trocas entre artistas e técnicos de diferentes pontos do Brasil, que se reúnem em Manaus, a capital do teatro. “É assim que o Festival de Teatro da Amazônia se firma como um dos momentos mais marcantes da categoria”, afirma Cleber Ferreira.

Duas novas categorias ampliaram a representatividade de artistas da região amazônica: a Mostra Chico Cardoso, que abrange produções dos estados da Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; e a Mostra Jurupari, uma competição dedicada aos trabalhos inéditos produzidos no Amazonas. A Mostra Ednelza Sahdo reuniu espetáculos de todo Brasil.

“A 18ª edição do Festival de Teatro da Amazônia comprova a força do segmento no estado, que, a cada ano, se renova, e, ao mesmo tempo, reconhece a importância de um rico legado de artistas amazonenses como Ednelza Sahdo e Chico Cardoso”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa em exercício, Candido Jeremias.

De acordo com o secretário, é assim que o Governo do Estado exerce o seu papel de apoiar iniciativas como o FTA, valorizando os artistas e dando visibilidade aos seus trabalhos no cenário nacional.

O FTA é apresentado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura – Governo Federal: União e Reconstrução, e pelo Nubank, realizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da WEG e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Icbeu Manaus, Amazonas Shopping, Faculdade Martha Falcão Wyden, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Teatro Lambe-Lambe Estudo, Pesquisa e Prática-UEA, Ibis Styles e Abaré Central.

Confira os premiados:

Categoria Teatro para Infâncias

1 – Melhor Visagismo/Categoria Teatro para Infâncias

Cabelos Arrepiados – Buia Teatro Company

2 – Melhor Design de Som/Categoria Teatro para Infâncias

Jeferson Mariano/Cabelos Arrepiados

3 – Melhor Figurino/Categoria Teatro para Infâncias

Maria Hagge/Cabelos Arrepiados

4 – Melhor Cenário/Categoria Teatro para Infâncias

Tércio Silva/Cabelos Arrepiados

5 – Melhor Iluminação/Categoria Teatro para Infâncias

Tércio Silva e Orlando Schaider/Cabelos Arrepiados

6 – Melhor Dramaturgia/Categoria Teatro para Infâncias

Roger Barbosa/O Fio da Memória

7 – Melhor Direção/Categoria Teatro para Infâncias

Tércio Silva/Cabelos Arrepiados

8 – Melhor Atuação de Atriz ou Artista Não-Binárie/Categoria Teatro para Infâncias

Maria Hagge/Cabelos Arrepiados

9 – Melhor Atuação de Ator ou Artista Não-Binárie/Categoria Teatro para Infâncias

Roque Baroque/Cabelos Arrepiados

10 – Melhor Espetáculo/Categoria Teatro para Infâncias

Cabelos Arrepiados – Buia Teatro Company

Categoria Adulto

1 – Melhor Visagismo/Categoria Adulto

Flecha Borboleta – Arte e Fato

2 – Melhor Design de Som/ Categoria Adulto

Uphu – Tibihuni

3 – Melhor Figurino/Categoria Adulto

Wendy Lady Oha – Doente Hereditário

4 – Melhor Cenário/Categoria Adulto

Juca di Souza e Felipe Maia Jatobá – Morro do Bode Selvagem

5 – Melhor Iluminação/Categoria Adulto

Douglas Rodrigues – Flecha Borboleta

6 – Melhor Dramaturgia/Categoria Adulto

Marcos Miramar – Provérbios de Burro

7 – Melhor Direção/Categoria Adulto

Francisco Rider – Huma

8 – Melhor Atuação de Atriz ou Artista Não-Binárie/Categoria Adulto

Correnteza Braba/Lágrimas Negras

9 – Melhor Atuação de Ator ou Artista Não-Binárie/Categoria Adulto

Ítalo Rui – Provérbios de Burro

10 – Melhor Espetáculo/Categoria Adulto

Helena – Ateliê 23

*Com informações da assessoria