×

Cultura

Dois projetos de dança em Manaus estão com inscrições abertas

Os cursos são de formação inicial e totalmente gratuitos

Projetos vencedores do edital “Manaus Faz Cultura” (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Dois projetos de dança vencedores do edital “Manaus Faz Cultura”, da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), estão com as inscrições abertas, nos bairros Armando Mendes e Coroado, ambos na zona Leste, para a população em geral.

Publicidade

“O edital Manaus Faz Cultura foi pensado para incentivar a formação de novos talentos e gerar oportunidades de trabalho e renda para os profissionais da cultura, especialmente os que atuam nas comunidades de Manaus”, pontua o presidente do Concultura, Tenório Telles.

O bairro Armando Mendes recebe, de janeiro a abril, a primeira edição do projeto “Pulsa Dança na Comunidade”, uma iniciativa do coletivo Kanauã, que prevê a realização de seis cursos de dança, entre eles: baby class, danças urbanas, capoeira, lyrical jazz e dança aérea. Os cursos são de formação inicial e totalmente gratuitos.

O primeiro módulo terá baby class para crianças de 3 a 6 anos, danças urbanas para adolescentes de 12 a 18 anos, e dança aérea para adolescentes de 12 a 18 anos.

Para as matrículas, os responsáveis pelas crianças ou adolescentes devem comparecer à Escola de Ballet Josimar Maciel, localizada na avenida Itacolomy, 182, no Armando Mendes, até o dia (15), das 8h às 11h30, com os documentos: RG e CPF do responsável; RG e CPF do menor; comprovantes de residência e de escolaridade; laudo (se houver) e uma foto 3×4. Os cursos são totalmente gratuitos e os alunos receberão fardamento e certificação.

“O projeto vai propiciar às crianças e aos adolescentes, com ou sem deficiência, moradores do bairro e adjacências, um espaço inclusivo de práticas de diversas danças, construindo um instrumento de desenvolvimento da cidadania, autonomia, emancipação e expressão”, comenta Fran Martins, coordenador do projeto.

Conforme o produtor do projeto, João Marcos da Silva, nessa edição foi incluído um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que irá acompanhar todas as turmas, realizando a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência auditiva. “O mesmo irá auxiliar os instrutores, para que o processo de ensino-aprendizagem seja de caráter positivo para todos, sem distinção”, pontua João Marcos.

Coroado

No bairro do Coroado, o InCena Centro de Artes abre inscrições para o projeto “Dança Manaus”, que vai proporcionar vivências na área da dança, por meio da realização de um intercâmbio cultural para adolescentes moradores da zona Leste de Manaus.

“A Prefeitura de Manaus está empenhada na promoção das atividades artísticas na nossa cidade e é um estímulo para todos nós testemunhar o início dos projetos, que tanto bem farão aos nossos jovens. Desejamos sucesso aos artistas contemplados e que executarão os projetos”, declara Telles.

Serão oferecidas aulas teórico-práticas de duas técnicas de dança, o ballet clássico e danças urbanas, no bairro do Coroado. A duração dos projetos será de quatro meses, inteiramente gratuitos, e as inscrições seguem até a próxima segunda-feira (17), podendo ser realizadas pelo telefone (92) 98414-4373, e no link do Instagram do @incenacentrodeartes.

“O projeto vem proporcionar vivências estéticas na área da dança, por meio da realização de um intercâmbio cultural para adolescentes. Estamos extremamente felizes por ter o projeto aprovado pelo Concultura”, salienta a professora Verlene Mesquita, coordenadora do projeto Dança Manaus.

Para ela, o poder da arte transforma as pessoas, em especial os jovens, que podem ter um outro caminho que não seja o risco social. O projeto será uma residência artística para adolescentes e as aulas serão realizadas em fevereiro e março, e a apresentação em abril.

*Com informações da assessoria

Comentários