×

CulturaMúsicas & ShowsMúsicas & Shows

Circuito AM de Música Instrumental leva jazz e conscientização ambiental à zona norte

Projeto encabeçado pelo músico Miqueias Pinheiro terá apresentações debaixo do viaduto do Manoa e também no terminal de ônibus da Cidade Nova (T3)

Circuito AM de Música Instrumental leva jazz e conscientização ambiental à zona norte

Com influências do jazz, pop, samba e do ritmo beiradão, Miqueias Pinheiro leva sua música para além dos palcos tradicionais – foto: divulgação

Com intuito de levar a cultura e a música instrumental à população em áreas que não teriam acesso, o projeto ‘Circuito AM de Música Instrumental terá quatro apresentações no terminal de ônibus da Cidade Nova (T3) e embaixo do viaduto do Manoa, ambos na avenida Max Teixeira, zona norte de Manaus. O mesmo foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, executado pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

“Queremos valorizar a música instrumental e desmistificar que não dá para as classes menos favorecidas ouvirem música instrumental e jazz. Nos shows, vamos dar uma roupagem nova para músicas de ‘beiradão’ em formato de Jazz, além de clássicos do ritmo”, explica o idealizador do projeto, músico baixista Miqueias Pinheiro.

Publicidade

O artista apresentará um som Jazzístico, porém com pegada da região. Um clássico amazonense da década de 80 como ‘Não mate a mata’ ganhou uma nova roupagem e faz parte do disco ‘Groove do Beira’, de Pinheiro.

Além da música, e de olho nas gerações futuras quanto à preservação ambiental, “o projeto visa também conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente. Por meio de um flyer, incentivaremos atividades práticas e iniciativas sustentáveis inspirando ações positivas para proteger nosso planeta e criar um futuro mais sustentável para todos”, explica o músico.

Acompanhando Miqueias Pinheiro (baixo), estão os músicos Airton Silva (bateria), Ênio Prieto (sax), Anderson Farias (piano) e Aldenor Honorato (guitarra).

Agenda das apresentações
16/08, às 17h, no Terminal 3 da Cidade Nova
17/08, às 10h30, na rotatória do Manoa (debaixo do viaduto)
23/08, às 17h, no Terminal 3, da Cidade Nova
24/08, às 10h30, na rotatória do Manoa (debaixo do viaduto)

Quem é Miqueias Pinheiro?
Baixista, arranjador e compositor, nascido e criado na cidade de Manaus, iniciou seus estudos de baixo elétrico e acústico aos 14 anos, com os professores Hudson Alves e Miroslava Traykova (búlgara), no Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro (Laocs).

Ao longo da sua carreira, acompanhou e tocou com vários artistas nacionais e internacionais, como a pianista americana Vana Gierig, a saxofonista cubana Felipe Lamoglia e o saxofonista de jazz David Liebman, entre outros. Participou também de diversos festivais de jazz, entre eles: Festival Amazonas Jazz, Amazonas Green Jazz Fesival, Jazz Day (AM) e Amazonas Music Festival.

Em 2014, gravou o seu primeiro disco intitulado Groove do Beira e mais tarde lançou o seu instrumental projeto chamado Miquéias Pinheiro e Grupo, trazendo músicas originais e também releituras de grandes nomes do jazz e da música brasileira, seu trabalho mistura influências do jazz, pop, samba, jazz latino e o ritmo Beirão típico da cidade de Manaus.
Em 2022, gravou seu segundo disco intitulado ‘O som da Amazônia’, ambos disponíveis nas plataformas digitais.

Com informações da assessoria