Novo Airão (AM) – O 26º festival folclórico de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), realizado no calçadão do Centro Cultural do município, contou com um verdadeiro show pirotécnico e cores dos grupos folclóricos durante as apresentações. O tradicional evento, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC), em parceria com o Governo do Amazonas e Câmara Municipal, expressa a diversidade da cultura popular no estado.
Segundo a prefeitura, mais 10 mil pessoas prestigiaram o evento depois de três anos de festa suspensa por conta da pandemia de Covid-19. Em pronunciamento, o prefeito Frederico Júnior ressaltou que a retomada do festival folclórico marca o reinício de um novo tempo para as manifestações culturais e populares de Novo Airão.
“Quero agradecer e enaltecer o profissionalismo das danças e grupos folclóricos, aos organizadores e, declaro aberto o 26º Festival Folclórico de Novo Airão. Boa sorte a todos os participantes e que Deus abençoes nosso município”, declarou o prefeito.
Grupos de cangaço e shows de forró abriram oficialmente a primeira noite do festival, na sexta-feira (28). Cangaço Lampião, o Rei do Sertão, levou o enredo “O Fim do Cangaço”, e destacou na sua encenação Padre Cícero, Lampião e Maria Bonita com coreografias ao som de baião, forró e xaxado. Ainda na exibição, casais de dançarinos se destacaram pela modernidade atualizada de danças.
Dando continuidade à primeira noite do festival, Cangaço Herdeiros de Lampião se apresentou com o enredo “Xaxado, a Dança do Sertão”. O tema defendido pela agremiação neste ano foi o resgate da origem do estilo musical, nascido em Pernambuco, com enfoque à Maria Bonita, pássaro acauã e a vegetação mandacaru. As duplas de dançarinos também se evidenciaram com coreografias estilizadas pelo frevo atual.
Ao final das apresentações das danças regionais, Renatinho Santiago e Grupo Xoteziim subiram ao palco com estilos musicais variados para o público.
Novidades
A segunda noite do evento cultural foi pulsante no sábado (29), com apresentações brilhantes das cirandas Barões (vermelho e branco) e Pena Branca (verde e branco). Antes, o prefeito Frederico Júnior anunciou a realização da 27ª edição do Festival Folclórico de Novo Airão, em 2024, e, ainda neste ano, a presença das atrações nacionais Zé Vaqueiro e Tarcísio do Acordeon, no 24º Ecofestival do Peixe-boi, nos dias 27, 28 e 29 de outubro.
“Após encontro, o governador Wilson Lima garantiu recursos de R$ 500 mil para o festival folclórico do próximo ano. O repasse integral será de R$ 250 mil a cada uma das agremiações do Jaú e Anavilhanas, no prazo de 15 dias. Os valores serão rateados, no início de 2024, entre os grupos folclóricos: quadrilhas, cangaços e cirandas. Esse é o governador que vestiu a camisa de Novo Airão, que ainda assegurou a presença das atrações nacionais Zé Vaqueiro e Tarcísio do Acordeon, no festival do Peixe-boi”, contou as novidades, o prefeito Frederico Júnior.
Com o tema “Manelinho, Mãe benta e Carão – Oxente a festa no Sertão”, a Ciranda Barões bradou com a sincronia dos movimentos durante 60 minutos e brilho de cores dos figurinos que impressionaram quem acompanhou a apresentação. Assinada por Mário Lúcio e Gabriel Freitas, a coreografia foi marcada por uma combinação de baião, xote e xaxado. Os cordões de cirandeiros e caboclinhos mostraram muita sincronia para representar a temática da jornada e encontro dos pássaros carão e jandaia no calçadão do Centro Cultural.
Já a Ciranda Pena Branca, fez exibição com o tema “Pena Branca – Uma História Popular”. Agremiação com coreografias de Vanderson Sounier, Joabe Reis e Wallace Martins, contou a história do município na versão cabocla de Marias, Raimundos e Anastácias. Gente da terra que conhece mitos e lendas envolvendo formigas ferozes, festejos, matanças de peixes-boi e proteção de Mãe Iara.
O desfecho do evento aconteceu no domingo (30), com as quadrilhas juninas São Gabriel na Roça; Granfinos de Novo Airão; Baixada na Roça e Império, além da apuração e divulgação dos vencedores da edição.
As danças Cangaço Herdeiros de Lampião (nota de 299,1 pontos), Ciranda Barões (nota 329,5 pontos) e Quadrilha Junina Império (nota 439,1 pontos) são os vencedores do 26º Festival Folclórico de Novo Airão 2023.
O palco alternativo, montado no calçadão do Centro Cultural, recebeu como atração musical Karina Show, que prosseguiu com ritmos durante a madrugada de segunda-feira (31).