×

Cidades

Wilson destaca união entre o Executivo e Legislativo durante o 1º Feclam

Evento é direcionado a vereadores, prefeitos e servidores públicos das Câmaras Municipais do estado

Evento. (Foto: Diego Peres/Secom)

Manaus (AM) – O governador Wilson Lima destacou, nesta quinta-feira (21), a importância do entendimento entre prefeitos e parlamentares para a solução de problemas da população. A declaração foi durante o 1º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI).  O fórum ocorre nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), na sede do Poder Legislativo, em Manaus, e conta com a presença de prefeitos, parlamentares e representantes dos 62 municípios do Amazonas.

Publicidade

O 1º Feclam tem como tema o Papel das Casas Legislativas do Estado do Amazonas no Sistema Democrático Brasileiro. Wilson Lima foi convidado pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade.

“A relação entre o Executivo e o Legislativo é fundamental para que a gente possa evoluir na criação de propostas para solucionar problemas que são históricos. Com um bom entendimento com os deputados temos conseguido aprovar matérias que são importantes para o interior”, disse o governador.

Ele citou como exemplo e agradeceu aos deputados pela aprovação da proposta que define parte dos recursos do Fundo de Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para as prefeituras investirem em Saúde. Ele também destacou que faz questão de liberar os recursos para todas as emendas parlamentares dos deputados, projetos que estão alinhados com os vereadores e as comunidades.

O encontro é uma oportunidade de representantes parlamentares debaterem o papel das Câmaras e demais temas relacionados às atividades legislativas municipais. Esse intercâmbio é o objetivo do CCOTI, ligado à Aleam.

O Centro auxilia os parlamentares municipais na orientação para a atualização de leis, como Lei Orgânica, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Regimento Interno das Câmaras Municipais, além de fornecer cursos de produção legislativa.

*Com informações da assessoria