×

Cidades

White Martins envia tanque com 90 mil metros cúbicos de oxigênio

A operação logística para o transporte do produto de Belém, no Pará envolveu, inicialmente, o suporte da Marinha do Brasil

O tanque criogênico irá atender às unidades hospitalares da rede estadual (Foto: Divulgação/White Martins)

Manaus/AM – Um tanque criogênico, com capacidade para armazenar 90 mil metros cúbicos de oxigênio líquido, está a caminho de Manaus. O item pertence à fornecedora de gases medicinais White Martins e saiu de Belém (PA) no sábado (30) com previsão de chegada à capital amazonense em dez dias, 100% carregado. O deslocamento ocorrerá através de uma balsa da Petrobrás, dedicada exclusivamente à missão logística.

Publicidade

Para se ter uma ideia da dimensão do tanque, hoje o consumo no Estado, incluindo as redes públicas e privadas, é de, em média, 80 mil metros cúbicos de O2. A operação logística para o transporte envolveu, inicialmente, o suporte da Marinha do Brasil. A última fase será feita de balsa, de Belém (PA) até Manaus (AM), cidade que enfrenta dificuldades em função da escassez do produto na região.

O tanque será utilizado em um sistema de “bate-volta” (Foto: Divulgação/White Martins)

De acordo com informações da empresa ao Comitê de Crise para o Enfrentamento da Covid-19, o tanque será utilizado em um sistema de “bate-volta”, transportando o insumo de Belém a Manaus, e retornando para reabastecer de forma contínua, enquanto houver demanda. A medida vai garantir maior oferta do produto às unidades de saúde da rede estadual, a qual vem sofrendo forte pressão em decorrência do aumento súbito de hospitalizações de pacientes acometidos pela Covid-19.

No caso do tanque, a ideia é ampliar a capacidade de armazenamento do produto, considerado vital, em especial, nos casos de pacientes graves, internados em leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), o aumento no número de leitos, que resultará em maior oferta de assistência especializada em saúde, está diretamente relacionada à oferta de oxigênio medicinal.

Outras medidas – Além do tanque, e da produção diária da planta industrial da White Martins em Manaus, de cerca de 30 mil metros cúbicos de oxigênio, outras medidas, como a entrega de 12 mil metros cúbicos/dia do produto pela Força Aérea Brasileira (FAB), estão sendo adotadas.

A chegada, prevista para ocorrer entre este domingo e segunda-feira, de uma carga de 25 mil metros cúbicos, vinda da Venezuela, também reforça a oferta, além do transporte de 19 isocontêineres carregados em Recife (PE) com destino a Manaus – os primeiros cinco devem chegar até o dia 10 de fevereiro, cada um com 14 mil metros cúbicos do produto.

Também fazem parte do cronograma o envio de oito carretas do Maranhão, cada uma contendo 20 mil metros cúbicos. As duas primeiras têm previsão de chegada para o próximo dia 8 de fevereiro. O fornecimento será feito pela empresa Air Liquid, por intermédio do Ministério da Saúde (MS).

O Comitê Estadual de Enfrentamento da Cofvid-19 informa que há, ainda, a previsão da reativação, até o dia 10 de fevereiro, de uma segunda planta da White Martins, situada em Manaus, com capacidade para produzir pelo menos 6 mil metros cúbicos ao dia, o que ajudará a manter o equilíbrio entre a oferta e a demanda.

*Com informações da assessoria