×

CidadesSaúde

Visa Manaus realiza operação ‘Boas Festas’ na praça dos Remédios

A operação continua até o fim de dezembro e solicita que a população participe na fiscalização por meio do Disque Denúncia 0800-092-0123 - foto: Karla Vieira/Semcom

A operação continua até o fim de dezembro e solicita que a população participe na fiscalização por meio do Disque Denúncia 0800-092-0123 – foto: Karla Vieira/Semcom

Fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) realizaram nesta quinta-feira (24), uma blitz na praça dos Remédios, no Centro de Manaus. A ação é a continuidade da operação Boas Festas, realizada no início da semana passada, que busca garantir a segurança sanitária em produtos e serviços oferecidos aos consumidores em supermercados, salões de beleza, academias de ginásticas e no comércio informal.

Publicidade

O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a operação complementa o trabalho de rotina realizado pelos fiscais da Visa. “Como temos o aumento tradicional do movimento no comércio no período que antecede o Natal, precisamos intensificar as fiscalizações para garantir orientação prática aos comerciantes e segurança aos consumidores”, disse.

Segundo a gerente de produtos da Visa Manaus, Nilza Negreiros, a atividade desta quinta-feira teve a finalidade de verificar as condições de comercialização de produtos e serviços especificamente no mercado informal na área da praça dos Remédios. “Estamos dando orientações, pedindo que os vendedores se regularizem junto à vigilância sanitária para continuar as vendas”, informou.

Negreiros informa que a operação continua até o fim de dezembro e solicita que a população participe na fiscalização por meio do Disque Denúncia 0800-092-0123. Qualquer irregularidade como falta de higiene, manipulação e armazenamento incorreto pode ser comunicada.

Para o comerciante Edivaldo Correa Castro, 37, que está há dois meses operando uma banca com salgados e outras iguarias, a ação foi muito importante. “É bom porque organiza, as orientações são bem-vindas para que a gente se adeque e fique bom para todos”, afirmou.

Além da fiscalização, a Visa está distribuindo para consumidores uma nova cartilha com informações sobre o campo de atuação da Vigilância Sanitária, contaminação alimentar, boas práticas na manipulação e venda de alimentos, o que observar nos estabelecimentos de alimentação, farmácias e drogarias, além de orientações sobre cuidados e uso racional de medicamentos.

Com informações da assessoria