×

Cidades

Vacinados contra Covid-19 festejam primeira dose da imunização no AM

A campanha Vacina Amazonas aconteceu nos municípios de Itacoatiara, Urucará, Itapiranga, Iranduba e São Sebastião do Uatumã.

Moradora de Itacoatiara, Lúcia Helena Machado. (Foto: Mauro Neto/Secom)

Amazonas – A emoção marcou as primeiras horas do mutirão Vacina Amazonas neste sábado (10), nos municípios de Itacoatiara, Urucará, Itapiranga, Iranduba e São Sebastião do Uatumã. A população a partir de 18 anos aderiu à campanha e tem comparecido aos 16 pontos de vacinação estruturados pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais, nos cinco municípios. Em comum, os vacinados carregam a satisfação em receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Em Itacoatiara, onde oito postos estão em operação – sendo quatro na sede do município e quatro na zona rural – a aplicação da vacina levou Lúcia Helena Machado, de 19 anos, às lágrimas. “A emoção de poder tomar essa tão esperada vacina, pelas pessoas que eu perdi, pela mãe do meu amigo, que não conseguiu tomar a vacina. Viva o SUS!”, comemorou a jovem, que foi atendida no drive-thru montado na avenida Parque.

No município de Itapiranga, o universitário de direito Rangel Paulain, de 20 anos, foi um dos primeiros vacinados pelo drive-thru. Além de elogiar o novo sistema de vacinação, ele comemorou a aplicação da primeira dose. Com o início da imunização, o estudante poderá voltar à sala de aula.

Morador de Itapiranga, Rangel Palain. (Foto: Mauro Neto/Secom)

“A gente estava estudando de forma on-line. Hoje, com a vacina, as universidades já estão voltando às aulas presenciais. Então vai ser muito melhor, vai abrir várias portas agora com a vacinação”, observou o universitário de Itapiranga, onde foram montados dois pontos de vacinação.

Aos 19 anos, Ruth Costa Monteiro, moradora de São Sebastião do Uatumã foi com o irmão, Darlisson Costa Monteiro, receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Eu fico muito feliz, eu estava com um pouco de medo, mas eu estou muito feliz, eu já quero logo ser vacinada com a segunda dose, para completar logo tudo”, destacou a jovem.

Em Iranduba, Rosana Sanches Jardim, 43, descreveu o sentimento de ser vacinada contra o coronavírus. “A minha sensação é de felicidade, que eu estava esperando. Quando eu soube que vinha a balsa pra cá, fiquei muito feliz. Acho que é uma atitude muito boa fazer isso (o mutirão), porque nós precisamos muito aqui no nosso município”, disse Rosana, que foi vacinada no drive-thru fluvial de Iranduba.

O jovem Valdir Souza, 23, chegou ao ponto de vacinação no município de Urucará de motocicleta. Ele, que perdeu o pai para covid-19, neste ano, expressou sentimento de esperança ao ser imunizado.

“Essa vacinação representa uma conquista e uma esperança para nosso povo de Urucará. Está sendo um ano difícil porque perdi meu pai, neste ano, para Covid, mas estamos seguindo a vida, e espero que mais pessoas possam ser vacinadas para voltarmos à normalidade”, enfatizou Valdir.

Morador de Urucará, Valdir Souza. (Foto: Mauro Neto/Secom)

Vacina Amazonas – Ao todo, foram montados 16 pontos de vacinação, operacionalizados por cerca de 700 servidores do Estado e das prefeituras, nos cinco mutirões. São vacinadores, registradores e profissionais que fazem a triagem, além de pessoal de apoio, responsáveis por indicar o caminho para veículos no drive-thru e balizadores.

Com a ação deste sábado (10), em Itacoatiara, Urucará, Itapiranga, Iranduba e São Sebastião do Uatumã, o mutirão alcança a marca de 10 municípios beneficiados com os mutirões.

Nas outras seis edições anteriores da ação – duas realizadas em Manaus – mais de 216 mil pessoas receberam a primeira dose. A primeira edição do Vacina Amazonas imunizou 141 mil pessoas na capital, nos dias 11 e 12 de junho.

Outros dois mutirões foram realizados, simultaneamente, no dia 19 de junho, em Novo Airão e Manacapuru, quando 8,2 mil pessoas foram vacinadas. No dia 26 de junho, Parintins foi o quarto município a receber o mutirão, com mais de 5 mil pessoas vacinadas.

No quinto mutirão realizado na capital durante 24 horas, nos dias 29 e 30 de junho, foram 58.534 doses aplicadas. O sexto e último mutirão foi realizado no dia 3 de julho em Rio Preto da Eva, com 3.159 doses aplicadas.

You cannot copy content of this page