×

Publicidade

Cidades

Temporal causa falta de energia, trava trânsito e deixa rastro de destruição em Manaus

O temporal que caiu na madrugada deixou um rastro de destruição em Manaus (Foto: Divulgação)

Choveu forte na madrugada desta terça-feira (12) em toda a região de Manaus. Os ventos fortes e muitos raios assustaram moradores, destelharam casas e causaram muitos estragos pela cidade. Durante o temporal, que teve início por volta das 4h, vários bairros ficaram sem energia elétrica e o trânsito ficou comprometido por conta dos semáforos desligados.

Foram registradas pelo menos 13 ocorrências de destelhamento (Foto: Divulgação)

Foram contabilizadas nas primeiras horas pelo menos 19 ocorrências, sendo 13 de destelhamentos, seis tombamentos de árvores e até de postes da rede elétrica, mas este número pode aumentar, segundo levantamentos da Defesa Civil do município. Os bairros mais afetados foram Tancredo Neves, Jorge Teixeira, Comunidade Monte Sião, ambos na Zona Leste, Cidade de Deus, Nossa Senhora de Fátima e Conjunto Viver Melhor, localizados na Zona Norte.

Nas Avenidas Brigadeiro Hilário Gurjão e Autaz Mirim, situadas na Zona Leste, postos de combustíveis amanheceram danificados e condutores não puderam abastecer os seus veículos. Na Rua 7 de Setembro, bairro Jorge Teixeira, um poste de iluminação pública tombou e interrompeu o fornecimento da energia elétrica.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado de chuva foi de 28,4mm, sendo a Zona Norte a área com maior quantidade de chuva. A pluviometria registrada nas últimas 24 horas foi de 34,8mm na Zona Norte, 29,6mm na Zona Centro-Oeste, 27,8mm na Zona Oeste e 19,4mm na Zona Sul.

Energia

Segundo a Eletrobras Distribuição Amazonas, a chuva causou o desligamento de 17 alimentadores, afetando interrupções no fornecimento de energia elétrica em pontos da capital como Amazonino Mendes, Cidade Nova, Jorge Teixeira, São Jorge, Compensa, Ponta Negra e Tarumã. As equipes foram acionadas e 12 alimentadores já foram reestabelecidos.

Por equipe Diário Manauara

Publicidade

Comentários