×

Cidades

Susam oferece mais de 22 serviços de saúde no ‘Todos pelo Amazonas’, em Iranduba

Nas duas primeiras edições, mais de 40 mil pessoas foram atendidas em diversas áreas (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) oferecerá, neste sábado (13) mais de 22 serviços de saúde para a população de Iranduba (a 29 quilômetros de Manaus). A ação será durante a terceira edição do programa “Todos pelo Amazonas”, realizado pelo Governo do Amazonas, e ocorrerá das 8h às 16h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Maria Izabel Desterro e Silva.

Publicidade

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, serão ofertados serviços de imunização, saúde bucal, acompanhamento da hipertensão e diabetes, além de 100 consultas oftalmológicas. As vagas, neste caso, são para pessoas que já possuíam encaminhamento agendado pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

A programação da Susam inclui ainda a promoção e prevenção a doenças endêmicas, serviços de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Sífilis e hepatites virais. Há também serviços de prevenção ao câncer.

Para o público feminino, serão realizadas palestras e rodas de conversas voltadas para a orientação sobre pré-natal e prevenção de doenças. Também haverá palestras para orientar sobre prevenção de violências, acidentes de trabalho e riscos com a exposição a agrotóxicos. Serão desenvolvidas atividades de orientação quanto à saúde do homem e os idosos receberão a caderneta para acompanhamento médico.

Todos Pelo Amazonas

O programa segue determinação do governador Amazonino Mendes de integrar e aproximar cada vez mais os serviços do governo da população. Nas duas primeiras edições, mais de 40 mil pessoas foram atendidas em diversas áreas e mais de 53 mil atendimentos feitos, desde a expedição de documentos às ações de esporte, lazer e saúde, nas zonas norte e leste da capital.

Além dos serviços de saúde, o evento terá emissão de 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade, de CPF e de Carteira de Trabalho; atendimento psicossocial à mulher vítima de violência; atendimento jurídico; emissão da Carteira Nacional de Artesão; serviços de embelezamento; exposição de artesanato; palestras, oficinas e atividades profissionalizantes; serviços de atendimento ao consumidor; atividades de educação no trânsito para crianças, culturais, esportivas e de lazer, aulas de Zumba, entre outras.

Apoio

O programa conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Defensoria Pública do Estado (DPE), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Procom Amazonas, Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Departamento de Trânsito do Amazonas(Detran-AM), Ouvidoria Geral do Amazonas, Empresa de Processamento de Dados (Prodam), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

Com informações da assessoria