Representantes de órgãos de Segurança se reuniram na quinta-feira (20), em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), com organizadores da ‘Festa do Cupuaçu’, para definir o Plano Tático de Segurança a ser realizado durante o evento, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de abril no município. Uma das novidades na operação será a utilização de um ‘drone’ para auxiliar na visualização dos locais de maior circulação de pessoas.

Todo suporte tecnológico do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será disponibilizado durante as comemorações, como o uso da Aeronave Remotamente Pilotada (drone) – foto: Johny Vasconcelos
O Plano Tático é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP), por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), e conta com a participação de órgãos de Segurança da esferas estadual, municipal e federal.
Todo suporte tecnológico do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será disponibilizado durante as comemorações, como o uso da Aeronave Remotamente Pilotada (drone), que pela primeira vez será utilizada em uma Operação de Segurança. O objetivo é obter melhores resultados na visualização de todo o evento.
O secretário de Planejamento e Gestão Integrada da SSP, coronel Dan Câmara, descata a finalidade do uso do drone.
“A aeronave operará nos locais com maior concentração de público nesses dias da festividade, como na Praça da Vitória e na Cachoeira de Urubuí. As imagens serão visualizadas em tempo real pelo CICC-Local e o CICC-Regional em Manaus”, informou.
A utilização do drone permitirá, ainda, diminuir o tempo das ações de pronta-resposta dos órgãos envolvidos na Operação durante uma ocorrência.
Durante o evento, um Centro Integrado de Comando e Controle será implantado em Presidente Figueiredo, como base de apoio para os órgãos de Segurança Pública que estarão em operação no município.
Com informações da assessoria