×

Cidades

SES-AM participa de simpósio sobre gestão de Saúde no Amazonas

A abertura da semana iniciou nesta segunda-feira e as capacitações seguem até o próximo sábado (2/10)

“Saúde – Um Olhar para o Futuro – Ética, Integridade e Compliance”. (Foto: Larissa Cavalcante/SES-AM)

Manaus (AM) – O secretário de Estado de Saúde (SES-AM), doutor Anoar Samad, participou, nesta segunda-feira (27), da abertura on-line do simpósio Saúde – Um Olhar para o Futuro – Ética, Integridade e Compliance, da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O médico apresentou as ações em andamento e em planejamento para o futuro da saúde no estado, que estão inseridas no Programa Saúde Amazonas.

Publicidade

Entre as iniciativas destacadas pelo secretário estão os projetos Consulta+ e Examina+, implantados pelo Governo do Estado, que irão reduzir o tempo de espera por procedimentos, consultas e exames na rede estadual de saúde.

Os projetos iniciaram com a oferta mensal de 54 mil exames, de imagem e laboratoriais, e 12 mil consultas especializadas no Hospital Delphina Aziz. O agendamento é feito via Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura).

Anoar Samad enfatizou que o avanço na oferta de exames e consultas deve-se à redução nas internações, casos e óbitos pela Covid-19 no estado neste ano em relação ao ano passado. A queda nos indicadores de enfrentamento à pandemia no Amazonas é reflexo da imunização, conforme o secretário.

“O avanço na vacinação segue trazendo resultados positivos. O Amazonas registrou, no domingo, o terceiro dia consecutivo sem mortes por Covid-19. E estamos conseguindo avançar com os projetos que irão reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no estado”, destacou o secretário.

Controle Interno

De acordo com o titular da Secretaria Executiva de Controle Interno (Seci) da SES-AM, Silvio Romano, o novo futuro da secretaria começou em 2020 com a reformulação da estrutura organizacional da pasta e com a criação inédita da Seci, em setembro do ano passado. O secretário destacou que a programação promovida pelo tribunal permite a troca de conhecimentos e oportuniza também a reflexão a partir do diálogo e de vivências.

Capacitação presencial

A semana de aperfeiçoamento da gestão de saúde no Amazonas segue até 2 de outubro. Mais de 300 servidores da SES-AM estão inscritos nas oficinas e palestras presenciais. Os servidores estão divididos em turmas respeitando os protocolos e medidas de segurança em saúde e de enfrentamento à Covid-19.

A secretária executiva adjunta de Atenção à Urgência e Emergência da SES-AM, Mônica Melo, participou da oficina de design thinking e enfatizou que a metodologia reforça a importância de colocar o cliente (usuário, profissionais e gestores da saúde) no centro da busca por soluções e favorece a inovação tecnológica. “Contribui para reflexão a partir do diagnóstico de problemas, para busca de soluções e para evidenciar a criatividade das pessoas que estão envolvidas nesse processo de reflexão”, afirmou.

*Com informações da assessoria