×

Cidades

Semsa promove atividades físicas e complementares na Ponta Negra

O grupo de atividade física da UBS Ivone Lima já existe há cinco anos, direcionado para a prevenção de doenças e promoção da saúde

Atividades físicas (Foto: José Nildo/Semsa)

Manaus/AM – Como parte das ações de Promoção da Saúde e das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivone Lima, localizada no bairro Coroado, na Zona Leste de Manaus, promoveram na manhã de quarta-feira (10), atividades físicas e de meditação no Complexo Turístico da Ponta Negra.

Publicidade

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a programação teve como público-alvo os integrantes do grupo de atividade física da UBS Ivone Lima.

De acordo com a profissional de Educação Física da UBS, Sílvia Borges, a atividade na Ponta Negra é uma das ações programadas durante o ano no atendimento aos usuários dos serviços oferecidos na Unidade de Saúde.

“O grupo de atividade física da UBS Ivone Lima já existe há cinco anos, direcionado para a prevenção de doenças e promoção da saúde, e, além do trabalho de rotina dentro da Unidade de Saúde, é importante proporcionar diferentes atividades para motivar o grupo. É uma forma de evitar o afastamento do paciente e estimular o convívio social, que é muito benéfico na prevenção às doenças”, informou Sílvia Borges, explicando que o grupo recebe pacientes encaminhados com indicação médica por questões como depressão, ansiedade, insônia e dores articulares.

Meditação

Meditação (Foto: José Nildo/Semsa)

A prática de meditação no Complexo Turístico da Ponta Negra foi coordenada pela fisioterapeuta Joselaine Dantas, que também atua na UBS Ivone Lima, integrando a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Sendo uma das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS), que incluem 29 procedimentos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, a meditação é utilizada no atendimento aos pacientes na UBS Ivone Lima, auxiliando no tratamento convencional.

“A Unidade de Saúde mantém um grupo com a prática de meditação toda sexta-feira, com 18 a 20 pessoas, ajudando de forma coadjuvante no tratamento dos pacientes. São utilizadas várias técnicas de meditação, mas o foco é a respiração, permitindo que o indivíduo possa utilizar a técnica em casa ou outros locais, de acordo com a rotina de cada um, ajudando a melhorar problemas como ansiedade, insônia e estresse”, ressaltou Joselaine Dantas.

A maior procura para participação no grupo de meditação, informa a fisioterapeuta, são de pacientes com indicação de depressão, hipertensão arterial, dores crônicas e mulheres na menopausa. “A meditação não vai trazer a cura e nenhum paciente vai deixar o tratamento ou medicamento. Mas o principal resultado com a meditação é a melhora na qualidade de vida, favorecendo a harmonia do sistema mental, físico e espiritual”, destacou Joselaine Dantas.

A comerciante Maria Izete Cardoso, 58 anos, integra o grupo de atividade física da UBS Ivone Lima há quatro anos, duas vezes por semana, e começou este ano a participar do grupo de meditação.

“Faço todo o acompanhamento médico e os exames de rotina na UBS, mas também não deixo de fazer a atividade física, mantendo o meu peso, e comecei a fazer meditação por causa de insônia e ansiedade. Tem muitos benefícios, estou dormindo bem, não estou mais com tanta preocupação e ansiedade, melhorou minha autoestima, e também ajudou a reduzir as dores que sentia nas pernas e as dores de cabeça”, afirmou Izete Cardoso.

*Com informações da assessoria