×

Cidades

Semana Municipal de Vigilância Sanitária começa com ação educativa em shopping

A ação prevê a realização de ações de orientação direta aos consumidores (Fotos: Divulgação/Semsa)

Restaurantes, lanchonetes, salões de beleza e uma academia no Manauara Shopping, zona Centro-Sul, receberam na tarde de quinta-feira (3), a visita de fiscais da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em ação de orientação a empresários e consumidores sobre boas práticas para evitar agravos à saúde.

Publicidade

“A Vigilância Sanitária trabalha muito pela saúde da população, mas esse trabalho não tem tanta visibilidade porque quando tudo está bem, significa que a vigilância sanitária está atenta. Normalmente, a população só se lembra da vigilância quando acontece algum surto, algum caso de contaminação, ou seja, em casos pontuais. Nosso trabalho é permanente e tem caráter preventivo, para resguardar a saúde das pessoas”, destaca o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

A blitz foi parte da programação em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, que será comemorado neste sábado, 5/8. A Visa Manaus organizou uma série de ações educativas e orientativas, tanto para o regulado (que são os estabelecimentos), quanto para os consumidores, para divulgar ainda mais o trabalho que é realizado permanentemente pelos fiscais.

“A Vigilância faz um trabalho preventivo. Ela faz com que os estabelecimentos cumpram as boas práticas. Fazemos palestras e capacitações. Nosso trabalho é muito mais do que simplesmente fiscalizar e punir irregularidades, multar, interditar, que é a parte mais ‘conhecida’ do nosso trabalho. Mas existe um grande trabalho por trás disso que é a prevenção. Esse é o nosso foco”, explicou a fiscal de saúde farmacêutica da Visa Manaus, Luciana Don, que coordenou a ação no Manauara Shopping.

A programação se estenderá até o dia 11 e prevê a realização de ações de orientação direta aos consumidores, com a distribuição de folderes; lançamento da cartilha “Beleza com saúde”, cujo público alvo são empresários, profissionais de beleza e estética, sindicatos e associações de classe da área de estética; blitz em salões de beleza e monitoramento no comércio de alimentos no Festival Folclórico, no Complexo Turístico Ponta Negra.

Com informações da assessoria