×

Cidades

Sem certificação, Adaf confisca 85 quilos de queijo ilegal em Tefé

Produtos estavam em um barco no porto da cidade

Sem certificação, Adaf confisca 85 quilos de queijo ilegal em Tefé

Queijos clandestinos estavam em embarcação (Foto: Divulgação/Adaf)

Tefé (AM) – Uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Amazonas (Adaf) apreendeu, nesta segunda-feira (3), 85 quilos de queijo tipo coalho sem o selo de inspeção em um barco no porto de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). Os produtos ilegais, devido à impossibilidade de comprovar sua inocuidade e avaliar possíveis riscos à saúde dos consumidores, foram descartados no aterro sanitário municipal.

A ação da Adaf contou com fiscais da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa) e equipe da Unidade Veterinária Local (UVL) de Tefé, em decorrência de denúncia que chegou à Adaf via ouvidoria.

O fiscal agropecuário médico veterinário Airton Reis, explicou que as denúncias via ouvidoria são fundamentais para o trabalho da Adaf na proteção à saúde da população.

Produtos de origem animal sem selo de inspeção, sem nenhuma comprovação de qualidade, de sua origem, podem acarretar inúmeras doenças. São doenças transmitidas por alimentos, que afetam sua saúde, e da sua família. Denúncias como essa ocasionam a intensificação da fiscalização na sua cidade, o que garante maior qualidade para o produto alimentício na sua região”, disse o fiscal.

Lacticínios foram destinados ao lixão (Foto: Divulgação/Adaf)

Todos os produtos alimentícios de origem animal devem apresentar selo de inspeção, que pode ser Estadual (SIE), Municipal (SIM) ou Federal (SIF). É o selo de inspeção que garante a procedência dos produtos, garantindo que foram processados de acordo com as normas higiênico-sanitárias vigentes e que são, portanto, seguros para o consumo.

A equipe também realizou trabalho de educação sanitária entre os passageiros que estavam no Porto de Tefé, distribuindo panfletos e orientando sobre a importância de consumir apenas produtos de origem animal certificados. Qualquer cidadão pode encaminhar à Adaf denúncias relacionadas ao processamento de alimentos de origem animal pelos telefones (92) 99138-4073 e (92) 99380-9174.

*Por Diário Manauara com informações da assessoria

You cannot copy content of this page