×

Cidades

Seap oferece curso profissionalizante de garçom na UPI

A profissionalização é oferecida pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap)

Foto: Divulgação/Secom

Quinze reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), localizada a 177 quilômetros de Manaus, vêm recebendo qualificação profissional para garçom. Este é o primeiro curso voltado para a área realizado em um presídio do Estado.

Publicidade

A profissionalização é oferecida pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da empresa Umanizzare Gestão Prisional, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A qualificação tem carga horária de 40 horas e será ministrado num ambiente com espaço adequado para a realização de curso profissionalizante para os privados de liberdade, sob o comando do professor Kalebe de Oliveira.

Segundo o diretor da UPI, Antônio Enrique Cordeiro, muito além do conhecimento técnico necessário para ser uma profissional da área, a qualificação busca despertar nos internos mudanças de comportamento, incentivadas pela melhoria da autoestima e da ressocialização e inserção no mercado de trabalho.  

“Com o crescimento do setor, empresários do Amazonas fazem ‘upgrade’ em restaurantes, bares e franquias, a expansão anual é em torno de 10% para o setor de alimentação fora de casa gerando aproximadamente 450 mil novos empregos por ano, sendo mais da metade só para a profissão de garçom”, ressaltou o diretor com base nos dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Um dos reeducandos que prefere não ter o nome divulgado e que vai participar da capacitação falou sobre as perspectivas de ter uma profissão.

“Com esse curso descobri que trabalhar honestamente dá dinheiro, e sem o peso de estar fora da lei. Hoje posso dizer que mudei de vida, quero andar para frente, desta vez ralando, com um trabalho digno”, garantiu.

*Com informações da assessoria