×

Cidades

Samu adere campanha de controle do diabetes e promove circuito de prevenção a doença

A estratégia do Samu faz parte da programação da Campanha Anual de Controle do Diabetes, aberta pela Semsa no último sábado (12) - foto: Divulgação/Semsa

A estratégia do Samu faz parte da programação da Campanha Anual de Controle do Diabetes, aberta pela Semsa no último sábado (12) – foto: Divulgação/Semsa

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) abriram as portas da base na Zona Sul para informar a população sobre o diabetes. A ação, alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no último dia 14, ofereceu, nesta quarta-feira (16), diversas atividades com foco na qualidade de vida e informações sobre a doença.
Um circuito foi preparado para que os participantes tivessem acesso a todas as atividades preventivas e de esclarecimento sobre o diabetes: cálculo de medidas, atividades físicas, orientação nutricional e exame dos pés (neuromotor).

Publicidade

“A cada minuto, três pessoas perdem um membro por conta do diabetes”, informou a enfermeira responsável pela ação, Elessandra Sicsú, reforçando a importância da realização do exame neuromotor a cada seis meses.

A acadêmica de Medicina Marcella Comisasca, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), uma das parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nessa iniciativa, passou orientações sobre a doença aos participantes da atividade.

“O que observamos é que o paciente não sabe muito bem como funciona o organismo com diabetes, mas, assim que entende, passa a adotar medidas que melhoram a qualidade de vida e evitam consequências graves como amputações, nefropatia, neuropatia e retinopatia”, explicou.

A estratégia do Samu faz parte da programação da Campanha Anual de Controle do Diabetes, aberta pela Semsa no último sábado (12) e que segue até a próxima sexta-feira (18). Rodas de conversa, orientações com entrega de informativos e busca ativa de diabéticos, com o objetivo de incentivar o autocuidado fazem parte da programação, que acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo as Unidades que funcionam com o horário ampliado, até 21h.

A campanha, que tem como tema ‘Olhar para o Diabetes’, visa sensibilizar para a prevenção e tratamento da doença, evitando consequências que, em muitos casos, podem ser graves, incluindo amputações de membros e morte.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, destaca que a campanha tem o objetivo de sensibilizar a população, por meio de diferentes atividades, para a prevenção e o tratamento do diabetes, um dos graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. “Os serviços de saúde estão preparados para orientar, diagnosticar e tratar as doenças, mas também é necessário o compromisso pessoal dos cidadãos com a sua saúde”, observou.

De acordo com Homero, este compromisso está, em parte, relacionado ao grau de esclarecimento sobre o assunto. “Por isso o nosso empenho em levar informações à população de forma permanente, dando ênfase às datas comemorativas”, completou o secretário.

Criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Diabetes é uma homenagem ao nascimento de Frederick Banting, que descobriu a insulina, em 1921, junto com Charles Best.

Crescimento e envelhecimento populacional, obesidade e sedentarismo são alguns dos fatores atribuídos ao aumento da doença. Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estimam que no Mundo 387 milhões de pessoas vivam com a doença. No Brasil existem nove milhões e em Manaus mais de 74 mil de diabéticos.

Com informações da assessoria

Comentários