×

Cidades

Revitalização e iluminação de ramais são prioridades da Prefeitura

A ação beneficia diretamente em torno de 11 mil famílias que vivem nas comunidades próximas.

Prefeito e Vice acompanharam os serviços de revitalização (Foto: Osmar Neto/Vice-Prefeito)

Manaus (AM) – O prefeito David Almeida e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, estiveram na manhã desta sexta-feira (16), no ramal da Cooperativa, cujo acesso é pela rodovia BR-174 (Manaus – Boa Vista), para acompanhar os serviços de revitalização que a Prefeitura de Manaus está realizando na área rural, esquecida pelas gestões anteriores há anos. Na oportunidade, David disse que revitalização e iluminação de ramais são prioridades na sua gestão.

Publicidade

“Nossa zona rural foi muito esquecida, assim como seus moradores. Isso não vai acontecer na nossa administração. Trabalharemos na revitalização de ramais e vamos lançar o ‘Ilumina Manaus Rural’, para levarmos iluminação e segurança a quem vive nestas regiões. Temos pouco mais de 100 dias de gestão, mas faremos muito mais por nossa população”, disse David.

De acordo com Marcos Rotta, pelo menos 48 quilômetros do ramal estão recebendo revitalização desde o mês de março, com a realização de terraplanagem e a aplicação de fresa em diversos pontos para facilitar o acesso dos moradores e o escoamento da produção rural das 18 vicinais que cortam o Cooperativa, que há anos não recebia nenhuma intervenção do Executivo municipal.

A ação beneficia diretamente em torno de 11 mil famílias que vivem nas comunidades próximas.

“O prefeito David Almeida e eu temos um compromisso assumido ainda durante a nossa campanha, com quem não vive na zona urbana, pois entendemos a importância econômica e social desses locais para toda a nossa capital, principalmente falando do escoamento da produção”, afirmou o vice-prefeito.

Recentemente, durante encontro com lideranças das 25 comunidades do assentamento do Tarumã-Mirim, Rotta assumiu compromissos importantes, como a criação de um Distrito de Obras Rural, melhorias em saúde e educação, além de garantir que o ramal de Fátima, um dos mais importantes da região, será o primeiro a receber iluminação a LED. Todas as ações, determinadas pelo prefeito David Almeida.

Produção

O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Júnior, acompanhou a ação e destacou que a intervenção vai contribuir diretamente para a economia das famílias do local que vivem da renda gerada pela agricultura familiar.

“Nossos pequenos produtores vivem um momento inédito com a atenção que a Prefeitura de Manaus tem dado. Além de garantir a comercialização dos produtos agrícolas, nosso prefeito se compromete em garantir o escoamento dos itens. Assim, temos mudado a vida de muitas pessoas”, disse o secretário.

Comunidade

Ramal da cooperativa km21 BR 174 (Foto: Ruan Souza/Semcom)

Lúcia Nicácio, que vive no ramal desde os anos 1970, presidente do Conselho do Assentados do Tarumã-Mirim, que representa as 25 comunidades que compõem a região, falou sobre a necessidade que a população têm há muitos anos, uma vez que os serviços da prefeitura, em gestões anteriores, não beneficiavam a comunidade.

“Essa revitalização nos devolve a esperança no poder público. Nosso ramal estava intrafegável há muito tempo, sem falar da falta de assistência em serviços essenciais como segurança, educação e saúde. Com a visita do vice-prefeito e o trabalho que a Seminf já está realizando, nós vemos nossa realidade ser transformada”, comemorou.

*Com informações da assessoria