×

Cidades

Resultados da oficina ‘Natal Sustentável’ são comemorados por moradores do São José

 Os alunos conseguiram coletar um total de 1.120 garrafas pet para a confecção de peças como árvores de natal - fotos: divulgação/Semmas

Os alunos conseguiram coletar um total de 1.120 garrafas pet para a confecção de peças como árvores de natal – fotos: divulgação/Semmas

Moradores do bairro São José, na Zona Leste de Manaus, comemoraram na manhã desta segunda-feira (7), os resultados da oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos Natal Sustentável, realizada pela Prefeitura de Manaus, para os comunitários da paróquia da Igreja São José Operário.

Publicidade

A oficina, promovida na sede da paróquia pela Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), faz parte do Programa Uniambiente, que desenvolve oficinas de educação ambiental voltadas ao reaproveitamento em associações comunitárias, escolas, igrejas de diversas zonas da cidade e no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam) do Uai Shopping São José.

De acordo com o instrutor da oficina, Joaquim Félix, os resultados foram bastante positivos. Ao longo de duas semanas, entre os dias 25 de outubro a 7 de novembro deste ano, os alunos conseguiram coletar um total de 1.120 garrafas pet para a confecção de peças como árvores de natal de tamanhos diversos, anjos e guirlandas.

Além de coletar, eles passam também a atuar como multiplicadores, repassando as técnicas de confecção das peças e estimulando a separação de resíduos para reaproveitamento. “A oficina tem como objetivo estimular o reaproveitamento e reduzir o índice de descarte de resíduos nas ruas e igarapés”, explica Joaquim Félix.

Outras oficinas ensinam a confecção de peças decorativas natalinas a partir de materiais como papelão e revistas, como é o caso da oficina que acontece até a próxima sexta-feira, no Espaço Ecam Uai Shopping. Nela, estarão sendo repassadas as técnicas de confecção de árvores de Natal, guirlandas e sinos a partir do trançado com canudos de jornal. A mesma oficina será oferecida a partir da próxima semana, no Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim.

Para os alunos da Paróquia de São José Operário, participar da oficina trouxe oportunidades para a vida. O autônomo Leunir Viana, 58, conta que desde o primeiro contato com as técnicas de reaproveitamento de pet não parou mais de produzir. “Hoje, tenho em casa sofá de três lugares, puff e cadeira de pet, feitos por mim, e já recebo encomendas”, disse ele, que participou pela primeira vez da oficina Natal Sustentável.

A dona de casa Luzete Souza Machado, 58, conta que a oficina a ajudou até a vencer uma crise de depressão. “Aqui, além de aprendermos a reaproveitar materiais que antes iam para o lixo, formamos também uma família onde cada um ajuda ao outro”, afirmou Luzete.

Desde 2014, o Ecam Uai Shopping é gerido pela Semmas, por meio de parceria firmada com a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias, responsável pela criação do espaço. Este ano, já foram oferecidas oficinas de fuxico com retalho (março), arte em papel (abril), puff de garrafa pet (maio), mandala em CD (junho) e papietagem com jornal (julho), baús e caixas de papelão (agosto e setembro), boneca com base de pet (outubro), anjo com garrafa pet e árvores de natal com canudos de jornal (novembro e dezembro).

Com informações da assessoria