×

Cidades

Programa ‘Todos pelo Amazonas’ será acontece neste sábado (4), na Zona Leste de Manaus

Entre os serviços oferecidos está as emissões da de Carteira de Identidade, de CPF e de Carteira de Trabalho (Foto: Divilgação)

Os moradores da Zona leste de Manaus serão beneficiados neste sábado (4) com serviços gratuitos de cidadania, saúde, esporte e lazer do programa do Governo do Estado ‘Todos pelo Amazonas’. A mobilização será realizada das 8h às 16h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira. A primeira edição do programa no último dia 16, na zona norte de Manaus, onde mais de 20 mil pessoas foram atendidas em diversos segmentos.
Idealizado pelo governador Amazonino Mendes, o projeto foi lançado pelo secretário de Segurança Pública e vice-governador, Bosco Saraiva, no último dia 14 de outubro, com o apoio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e das secretarias estaduais. A proposta é fazer a integração das secretarias e contribuir com a redução dos índices de criminalidade no Estado.

Publicidade

“Começamos o programa pela zona norte e decidimos realizar agora na zona leste, porque há demandas reprimidas desses serviços para as famílias dos bairros pertencentes a essa região. E temos pressa em atender à população e dar mais oportunidades de melhorias de qualidade de vida”, comentou a presidente de honra do FPS, Mônica Mendes.

Atendimentos

Os serviços oferecidos nas edições do programa são atendimentos médicos clínicos e dermatológicos; aferição de pressão e teste de glicemia; emissão de 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade, de CPF e de Carteira de Trabalho; atendimento psicossocial à mulher vítima de violência; atendimento jurídico; emissão da Carteira Nacional de Artesão; serviços de embelezamento; exposição de artesanato; palestras, oficinas e atividades profissionalizantes; serviços de atendimento ao consumidor; atividades de educação no trânsito para crianças, culturais, esportivas e de lazer, como aula de zumba; e orientação de primeiros socorros.

Conforme a secretária da Seas, Auxiliadora Abrantes, na assistência social serão oferecidas palestras que trabalham o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, segurança alimentar e nutricional, o combate ao trabalho infantil e a violência sexual contra criança e o adolescente.

“Nós também vamos disponibilizar técnicos que farão orientações sobre o Cadastro Único do Bolsa Família, para que a população tenha acesso ao status de cada família no programa”, destacou a secretária.

Apoio

O Programa conta com o apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas); Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel); Secretaria de Estado da Cultura (SEC); Secretaria de Estado de Saúde (Susam); Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc); Defensoria Pública do Estado (DPE); Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); Procom Amazonas; Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc); Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped); Instituto de Pesos e Medidas (Ipem); Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); Ouvidoria Geral do Amazonas; Prodam; Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

Com informações da assessoria