×

Cidades

Profissionais de saúde participam de oficina de reiki e meditação

A programação, executada pela Semsa, segue até sexta-feira (26)

Saúde complementar. (Foto: Camila Batista / Semsa)

Manaus (AM) – Dando continuidade ao processo de implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), na Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura de Manaus iniciou uma oficina de “Capacitação em Reiki e Meditação”, nesta quinta-feira (25), no Parque Municipal do Mindu, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Publicidade

A programação, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue até sexta-feira (26), sendo direcionada aos profissionais que atuam nas 12 unidades de saúde que atendem a população, utilizando uma das 29 Pics reconhecidas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A chefe do Núcleo de Promoção de Hábitos de Vidas Saudáveis da Semsa, Valéria Duarte Rojas, explica que as Pics são formas naturais de tratamento para a promoção, prevenção e recuperação da saúde.

“São métodos eficazes e seguros, que têm como objetivo complementar o tratamento convencional em saúde e que estimulam o autocuidado, permitindo ampliar a oferta de cuidados em saúde para além do atendimento médico e do uso de medicamentos. Com a oficina, o objetivo é fortalecer a oferta das Pics na rede de saúde aos usuários, mas também direcionar para a área de saúde do trabalhador, considerando as dificuldades e exaustão dos servidores no período de pandemia da Covid-19, bem como a intensa atuação na campanha de vacinação”, destaca Valéria Rojas.

O primeiro dia da oficina abordou o reiki, técnica desenvolvida no Japão e que significa energia vital universal, que é transferida do terapeuta ou mestre reikiano, para o paciente, pelas mãos, para equilibrar corpo, mente e emoções.

Foram abordados temas teóricos como simbolismo, efeitos, vantagens e benefícios do reiki, os níveis de atuação (físico, emocional, mental e espiritual), a origem da prática, chakras, técnicas de autoaplicação e aplicação, além das técnicas práticas.

O tema foi conduzido por Bruno Campos, mestre em reiki, que explicou que a oficina foi de formação em nível 1. “O reiki é uma terapia de imposição de mãos onde há troca bioenergética e que vem integrar, somar, complementar a medicina tradicional, ajudando a buscar o caminho do autoconhecimento e da cura”, afirmou Bruno Campos.

(Foto: Camila Batista / Semsa)

Meditação

A oficina de Meditação, prática milenar baseada em técnicas de respiração e concentração, vai encerrar a programação na sexta-feira, 26/11, das 8h às 16h, coordenada pela médica Marina Morais, servidora da Semsa com formação em Hatha Vinyasa Yoga e Kundalini Yoga, e que atua na UBS José Rayol dos Santos, utilizando as práticas de yoga e meditação.

“A meditação é um exercício mental, para que a pessoa possa estar no momento presente, consciente do que está acontecendo, consciente do seu corpo e dos seus pensamentos. Com essa consciência, é possível perceber certos padrões, que podem induzir às doenças”, explicou Marina Moraes.

Com a experiência de um ano e três meses na oferta de meditação e yoga, na UBS José Rayol dos Santos, a médica confirma os benefícios para a saúde física e mental dos pacientes, no equilíbrio emocional e nos relacionamentos.

Nas turmas de prática de meditação e yoga da UBS, participam pessoas que apresentam doenças osteoarticulares, dor coluna, dores de cabeça, pressão alta e diabetes, entre outros agravos.

“É possível perceber que os pacientes diabéticos e hipertensos estão mantendo as doenças bem estabilizadas, e as pessoas com dores de coluna ou quadril já têm mais flexibilidade dos movimentos”, afirmou a médica.

Além disso, ressalta Marina Moraes, a meditação traz um estado de paz, harmonia e equilíbrio, com as pessoas relatando melhora no convívio em casa e no trabalho, que estão dormindo melhor e que estão menos ansiosas.

“A prática da meditação também ajuda o paciente a ter mais autoconfiança, autoconhecimento e mais responsabilidade pela própria saúde”, destacou a médica.

Práticas no SUS

O SUS reconhece 29 Pics, que podem ser utilizadas como recursos terapêuticos na rede de saúde, atuando de forma integrada com a medicina convencional, em tratamentos e na prevenção de diversas doenças.

As Pics incluem a apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia, terapia de florais, ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia e yoga.

Atualmente, a Semsa disponibiliza práticas integrativas e complementares em 12 unidades de saúde, localizadas nas zonas Norte, Sul, Oeste e Leste de Manaus.

Norte

1 – UBS José Figlioulo – rua Rios Arinos, s/nº, conjunto Viver Melhor – bairro Lago Azul

2 – Policlínica Anna Barreto – avenida Grande Circular, s/nº – Monte Sião

Sul

3 – Caps Sul – avenida Maneca Marques, 1.916 – Parque 10 de Novembro

4 – UBS Dr. José Rayol dos Santos – avenida Constantino Nery, s/nº, conjunto Chapada – Flores

5 – Centro Especializado em Reabilitação Professor Rolls Gracie – CER Tipo II (Físico e Intelectual) – rua Teresina, bairro Adrianópolis

6 – UBSF Sul 20 – rua Doutor Xavier Albuquerque – s/nº – Crespo

Leste

7 – UBS Ivone Lima dos Santos – rua 8, s/nº, Coroado III

8 – UBS Dr. Silas de Oliveira Santos – rua Rio Guaporé, s/nº, conjunto Castanheiras – Gilberto Mestrinho

9 – UBSF 03 – avenida Omar Aziz, 3, conjunto Alfredo Nascimento – Cidade de Deus

Oeste

10 – Policlínica Djalma Batista – rua 23 de Dezembro, s/nº, Compensa II;

11 – UBS Leonor de Freitas – avenida Brasil, s/nº – Compensa II

12 – UBS Ida Mentoni – rua Ajuricaba, s/nº, São Jorge.

*Com informações da assessoria