Manaus – Como medida para minimizar os impactos financeiros da pandemia do novo coronavírus na renda da população mais vulnerável, o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial, no valor de R$ 300, destinado a catadores e microempreendedores do projeto “Viva Centro Galeria Populares” será liberado no próximo dia 29 de abril deste ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.
“Precisamos parar vários dos nossos serviços, como a coleta seletiva, as galerias populares do Centro e o shopping Phelippe Daou. Essa medida vem para socorrer esses trabalhadores, enquanto precisam ficar em casa e manter o isolamento social”, disse o prefeito. “Estamos fazendo tudo que está dentro das nossas possibilidades”, completou Arthur.
O benefício será pago a 1.274 pessoas físicas, por meio do aplicativo “Carteira Digital BB”, do Banco do Brasil, sendo mil comerciantes ligados à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e 274 catadores apoiados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
O aplicativo está disponível nas versões Android e IOS e foi escolhido por meio de tratativas da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). A Prefeitura de Manaus será a segunda instituição no Brasil a utilizar a plataforma, criada para pagar benefícios sociais e, caso prefira, o beneficiário poderá sacar seu benefício no caixa eletrônico.
Uma cartilha informativa foi criada com as funções do aplicativo, para orientar o público beneficiário, que poderá ser acessada a partir deste sábado, 25, nas redes sociais da Prefeitura de Manaus e nos endereços eletrônicos da Semulsp e Semacc.
A segunda parcela do auxílio emergencial está prevista para 29 de maio de 2020 e, ao todo, o auxílio vai representar um investimento de R$ 764,4 mil. Mais informações o beneficiário pode acessar o site CarteirabB ou tirar dúvidas pelos telefones: 98842-4499 (permissionários das galerias populares) e 98842-1202 (catadores).
*Com informações da assessoria