Manaus (AM) – Em setembro de 2025, Manaus será a capital brasileira a receber o encontro nacional da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede). A confirmação da escolha foi feita no 9º encontro realizado em Brasília (DF), de 28 a 30 de novembro. Representando a Prefeitura de Manaus, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) participou do evento com o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.
Valente recebeu o símbolo do InRede, um foguete, representando a realização dos próximos encontros nacionais, que acontecerão em São Paulo (março), Santa Maria, no Rio Grande do Sul (junho) e Manaus (setembro).
“Reunidos na assembleia geral do InRede, no qual somos vice-presidentes, fomos contemplados para receber as equipes técnicas e representantes da rede em setembro de 2025. É uma grande honra poder receber os 30 institutos de planejamento que hoje compõem o grupo, e mais uma série de convidados e apoiadores, como o Ministério das Cidades, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e outras entidades. Vamos nos preparar para sermos anfitriões e mostrar os avanços de Manaus na gestão David Almeida”, falou Valente.
A presidente do InRede, Larissa Menescal, fez a comunicação para o Implurb. Larissa é presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan).
Trabalhos
O encontro em Brasília deu continuidade aos trabalhos do grupo, iniciado em 2022, com representantes de municípios de todas as regiões brasileiras buscando planejamento integrado e sustentável de cidades para fortalecimento dos institutos.
“O encontro tem o objetivo de reunir os institutos ou as secretarias de planejamento, em conjunto com os parceiros, para colocar em pauta desafios e soluções para as cidades, visando justamente o futuro, alinhado com as agendas internacionais. E uma das pautas urgentes é a de mudanças climáticas. Na nossa região, vivemos extremos de grandes cheias recordes e ainda maiores secas nunca antes vistas”, comentou Carlos Valente.
Parceria
O encontro acontece em parceria com o Ministério das Cidades, ONU-Habitat e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), Agência Alemã de Cooperação Internacional, além da plataforma ReDUS (Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável).
Objetivo
O encontro nacional busca engajar novos municípios, promover a troca de experiências e o fortalecimento da cultura do planejamento urbano, com o compartilhamento de boas práticas nacionais e internacionais.
A InRede fortalece a cultura do planejamento urbano nos municípios brasileiros, promovendo não só a criação de novos institutos, mas também o debate e o protagonismo do planejamento urbano para melhor alinhamento com agendas globais, como a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana. O Implurb foi eleito para a vice-presidência do grupo de institutos.
*Com informações da assessoria