×

Cidades

Prefeitura retoma vacinação de 1ª dose e amplia para pessoas de 19 anos

A Semsa orienta que o usuário faça previamente cadastro na plataforma Imuniza Manaus

Retomada da aplicação da primeira dose contra covid-19.(Foto: João Viana / Semcom)

Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou na tarde desta quinta-feira (15), que o município volta a vacinar a população geral contra a Covid-19, nesta sexta-feira (16), a partir das 9h, em 18 locais de imunização, incluindo oito pontos estratégicos, dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas da rede pública. Além da retomada da aplicação da primeira dose, o prefeito ampliou a campanha para a penúltima idade ainda não contemplada, a de 19 anos.

Publicidade

“A partir de agora, os que têm 19 anos ou mais podem procurar um dos nossos postos de vacinação, espalhados em todas as áreas da cidade. Durante quatro dias mantivemos apenas a aplicação da segunda dose, enquanto aguardávamos a chegada de novas remessas, e agora, com o repasse concluído, podemos avançar novamente”, disse David Almeida.

O prefeito destacou que Manaus aplicou até o momento 1,3 milhão de doses e que, em seis meses de campanha, alcançou aproximadamente 75% da população vacinável (18 anos ou mais) com a primeira dose, de acordo com dados de populações estimadas pelo Ministério da Saúde (MS), para grupos prioritários e faixas etárias. Além disso, 26% já estão com o esquema vacinal completo.

De acordo com David Almeida, o município recebeu 52,5 mil doses do imunizante AstraZeneca, entregues pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) à Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na tarde desta quinta-feira, 15.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, acompanhou o recebimento das vacinas, logo após participar de reunião técnica entre representantes da secretaria e da FVS.

“Esse novo quantitativo vai nos permitir dar continuidade à campanha, aumentando a cobertura entre os mais jovens. É claro que serão necessárias mais doses para o atendimento de todos os que, por algum motivo, ainda não tenham ido se vacinar, mas elas continuarão a chegar e esperamos que não ocorra mais nenhuma interrupção no atendimento”, destacou a secretária.

Documentos

Para ser vacinado é necessário apresentar documento de identidade original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Mesmo não sendo obrigatório, a Semsa orienta que o usuário faça previamente cadastro na plataforma Imuniza Manaus, para agilizar o atendimento nos pontos de vacinação.

Com a retomada da primeira dose, a segunda dose de AstraZeneca e CoronaVac também será oferecida nos pontos que estarão em funcionamento nesta sexta-feira. Ao longo da semana o atendimento ocorreu em oito UBS, por conta do fluxo reduzido da campanha.

Seis dos 18 pontos estarão abertos das 9h às 21h e os demais têm horário diferenciado, abrindo entre 8h e 9h e encerrando o atendimento entre 16h e 19h. No sábado, todas as unidades funcionarão das 9h às 16h. São oito pontos de grande fluxo: sambódromo e Centro de Convenções Vasco Vasques (zona Oeste); Sesi e Centro de Convivência do Idoso Armando Mendes (Leste); Parque Municipal do Idoso e Studio 5 (Sul); Centro de Convivência Padre Vignola e Shopping Phelippe Daou (Norte), e dez UBS e escolas municipais.

Pontos de vacinação

Norte

9h às 21h

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119 – Cidade Nova

Somente para pedestre

8h às 21h

UBS Balbina Mestrinho

Rua Major Silvério J Nery, 170 – Cidade Nova

UBS Sálvio Belota

Rua Samambaia, 786 – Santa Etelvina

8h às 17h

UBS Arthur Virgílio

Travessa 10, 3.015 – Amazonino Mendes

9h às 17h

Shopping Phelippe Daou

Avenida Camapuã, 2.939 – Cidade de Deus

Somente para pedestre

Sul

9h às 21h

Studio 5 – Centro de Convenções

Avenida Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial I

Somente para pedestre

9h às 17h

Parque Municipal do Idoso

Rua Rio Mar, 1.324 – Nossa Senhora das Graças

Somente para pedestre

Leste

9h às 21h

Sesi – Clube do Trabalhador

Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I

Ponto para pedestre e drive-thru

9h às 16h

UBS Guilherme Alexandre

Rua Nova República, 575 – Colônia Antônio Aleixo

UBS Platão Araújo

Rua Rio do Limão, s/nº – Puraquequara

8h às 21h

UBS Alfredo Campos

Alameda Cosme Ferreira, s/nº – Zumbi

UBS Leonor Brilhante

Avenida Autaz Mirim, s/nº – Tancredo Neves 

8h às 17h

UBS Gebes de Medeiros

Rua Pirarucu, 100 – Jorge Teixeira

Centro de Convivência do Idoso Armando Mendes

Rua Xanxerê, s/nº – Armando Mendes

Oeste

9h às 21h

Sambódromo

Avenida Pedro Teixeira, 2.565 – Dom Pedro

Somente drive-thru

Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques

Avenida Constantino Nery, 5.001 – Flores

Somente para pedestre

9h às 17h

Escola Municipal Paula Frassinetti

Rua 1º de julho, s/nº – Glória

Escola Estadual Fueth Paulo Mourão

Rua Brasil, s/nº – São Jorge