×

Cidades

Prefeitura recebe doação do governo japonês para apoio da saúde rural

A formalização do contrato aconteceu na manhã desta quarta-feira (15), na sede do Consulado-Geral do Japão, em Manaus

Mais de 300 pessoas do Caramuri e 28 comunidades das áreas próximas serão beneficiadas (Foto: Bosco Freitas/Semsa)

Manaus (AM) – Moradores da comunidade agrícola São Francisco do Caramuri, da área de abrangência do Distrito de Saúde Rural da Prefeitura de Manaus, serão beneficiados com a construção de uma Unidade de Apoio de Saúde Rural, resultado de doação do governo do Japão à comunidade. A formalização do contrato aconteceu na manhã desta quarta-feira (15), na sede do Consulado-Geral do Japão, em Manaus, na rua Fortaleza, Adrianópolis, zona Sul da cidade.

Publicidade

Por meio da doação de até 49.955 dólares americanos, além da construção, o governo japonês vai equipar a unidade para servir como apoio nos atendimentos realizados pela Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A secretária Shádia Fraxe, titular da Semsa, participou da assinatura do contrato, e destacou a contribuição do governo japonês para a comunidade Caramuri.

“A prefeitura leva o atendimento em saúde às pessoas que vivem naquela localidade, por meio da nossa unidade fluvial, o que acontece de forma programada. Com a construção desse ponto de apoio, os moradores poderão ter acesso a serviços básicos de forma mais permanente”, disse.

O cônsul-geral do Japão, Masahiro Ogino, explicou que mais de 300 pessoas do Caramuri e 28 comunidades das áreas próximas serão beneficiadas pelo projeto. “O governo do Japão tem projetos de apoio comunitário nas áreas da Saúde e da Educação, por dar muita importância às condições básicas humanas. Por essa razão, já há 10 anos temos projetos no Amazonas, com um total de 300 mil dólares”, informou.

Para o presidente da Associação Comunitária Agrícola São Francisco do Caramuri, Daniel da Silva, essa conquista é resultado de uma luta de muitos anos da comunidade. “Esse é um momento histórico e memorável para a nossa comunidade. Não pelo valor financeiro do contrato, mas pelo que vai representar em termos de benefícios. Com a construção da unidade, poderemos buscar, como já iniciamos, parceria com universidades para a realização de mutirões de atendimentos mais específicos, além da atenção básica, melhorando as condições de saúde de nossos moradores”, contou.

Por meio do contrato, além da construção da estrutura física, serão adquiridos os equipamentos necessários para o funcionamento, além do mobiliário e aparelhos de ar-condicionado.

A comunidade de São Francisco do Caramuri está localizada na região do Baixo Rio Preto, área rural de Manaus e é composta por 27 comunidades no entorno, na divisa dos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

*Com informações da assessoria