×

Publicidade

Cidades

Prefeitura promove segundo dia do Jaavas com provas de atletismo

Ao final de cada atividade, todos os participantes receberam medalhas

Inclusão. (Foto: Cleomir Santos/Semed)

Manaus (AM) – O segundo dia da programação da 10ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), com o tema “Inclusão: um processo construído por todos”, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), contou com provas de atletismo, salto em distância e arremesso de pelota, nesta terça-feira (24), na Vila Olímpica de Manaus, zona Oeste.

Publicidade

Os jogos tiveram a participação de crianças de 14 unidades de ensino, entre municipal, estadual, instituições e entidades representativas, sendo aproximadamente 150 alunos.  Ao final de cada atividade, todos os participantes receberam medalhas.

A abertura do Jaavas foi na segunda-feira (23), com a realização da “Corrida do Abracinho”, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste da cidade. A ação é alusiva à programação da Semana da Pessoa com Deficiência (PcD). O objetivo é promover a inclusão por meio do esporte e educação, ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.

A coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, destacou a importância dos jogos e também das medidas preventivas ao novo coronavírus.  “Estamos em uma pandemia, por isso fizemos poucas inscrições para evitar aglomerações. No entanto, foi muito positiva a participação, os alunos vieram e participaram com muita alegria. Isso é muito importante na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, mesmo porque está começando hoje também os Jogos Paralímpicos de Tóquio, onde é mais um incentivo para que a pessoa com deficiência tenha mais chance da prática esportiva, de inclusão e na sociedade como um todo”, contou.

Com um total de cinco alunos nos jogos, sendo três no atletismo, a escola municipal Nova Vida, bairro Mauazinho, zona Leste, já participa dos Jaavas há cinco anos. Para a gestora Alessandra de Carvalho Jacques, a participação dos alunos é fundamental para a integração com outras pessoas.

“É a oportunidade de eles participarem de jogos. O fato dos alunos virem, se sentirem parte desse mundo, é muito importante. Além disso, ajuda a coordenação motora, a psicomotricidade, na interação e na parte de sentir vivo e ter autonomia e se desenvolver”, comentou.

Com deficiência intelectual, o aluno Kauan Lopes Lima, 12, da escola municipal Heleno Nogueira, que estuda na sala de recursos da unidade, participa há três anos do Jaavas, mas ficou feliz de estar, pela primeira vez, no atletismo. “Já conheço os jogos, ganhei algumas medalhas e gostei muito do arremesso de pelota. Gosto de ficar com outros alunos aqui e conhecer novas pessoas. Vi também meus colegas participarem e quero voltar ano que vem para correr de novo”, mencionou.

A doméstica Maria do Carmo Lima Teixeira, 45, mãe do aluno da classe especial, Yago Cauan Teixeira Moraes, 10, da escola estadual Manoel Marçal de Araújo, bairro Cachoeirinha, zona Sul, parabenizou a realização dos jogos voltados à educação especial.

“A importância dele aprender e socializar é fundamental, porque as crianças com deficiência ainda sofrem muito preconceito. Acredito que esses tipos de atividades são muito importantes para eles interagirem junto com a sociedade. É um ambiente diferente, eles gostam muito, participam e, para os pais, é uma distração, uma alegria ver nosso filho interagir com outras crianças também”, disse.

Programação
Nesta quarta-feira (25), acontecerá o circuito, nas quadras da Vila Olímpica de Manaus, que consiste em provas adaptadas feitas em várias estações. Ao longo da programação, serão trabalhados pontos como: desenvolvimento psicomotor, estímulo à independência e autonomia, prevenção de deficiências secundárias e raciocínio lógico dos participantes. A concentração será às 7h30.

No mesmo dia, às 14h, haverá palestra para professores, com o tema “Professores x Inclusão: fortalecimento do vínculo afetivo na aprendizagem dos estudantes”, com transmissão pelo canal Semed Educação Manaus, no YouTube. Na quinta-feira, 26/8, às 8h, será realizada a palestra sobre estímulo e avaliação também pelo canal Semed Educação Manaus, no YouTube.

A programação será finalizada no dia 27, com a caminhada  “Passos para inclusão”, realizada no Parque Municipal do Idoso (PMI), zona Centro-Sul, onde terá uma série de atividades, entre elas um culto ecumênico, às 8h.

Comentários

error: O conteúdo está protegido !!