×

Cidades

Prefeitura promove campanha ‘Manaus Sem Fumaça’ para educadores

A ação aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento do Profissional do Magistério (DDPM)

Conscientização. (Foto: Eliton Santos / Semed)

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta segunda-feira (13), por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Meio Ambiente (Semmas), um seminário de conscientização e formação de novos agentes multiplicadores, para a campanha de combate às queimadas ‘Manaus Sem Fumaça’, direcionada aos profissionais da rede municipal de ensino. A ação aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento do Profissional do Magistério (DDPM), Zona Sul.

Publicidade

A campanha tem como objetivo desenvolver uma fiscalização ativa em toda a cidade, a fim de reduzir a ocorrência de queimadas urbanas. Sendo assim, estimular a construção intelectual das crianças para a conscientização sobre a necessidade de preservar o ambiente, contribui para a ação contra às queimadas.

Os efeitos da fumaça produzidos pelas queimadas podem causar problemas de saúde como intoxicação e prejudicar pessoas que sofrem com asma ou outros problemas respiratórios.

Parceria

Para o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Gomes de Araújo, o evento foi muito significativo. “O nosso trabalho aqui é de capacitar os pedagogos. Almejamos que eles, somados aos demais profissionais do corpo docente, nos ajude nesse tema dentro das escolas. Nós precisamos sensibilizar nossas crianças, os pais ou responsáveis e a comunidade como um todo, para garantir essa ação efetiva de combater as queimadas”, afirmou Raimundo Gomes.

Para o diretor do Departamento de Gestão Educacional da Semed, Evaldo Bezerra Pereira, os professores, gestores e assessores que passaram por essa conscientização, serão multiplicadores da campanha de combate às queimadas e que alguns já estão planejando estratégias nas suas escolas.

“Acreditamos que a educação é um processo transformador e essa parceria visa justamente sensibilizar a nossa comunidade escolar, para evitar essas queimadas urbanas. Nosso trabalho é garantir que os alunos possam reconhecer potenciais incêndios nas áreas onde moram e possam se prevenir”, afirmou Evaldo Bezerra.

*Com informações da assessoria