Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), participou, nesta sexta-feira (19), de uma ação de cidadania em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, promovida pela Casa de Apoio à Saúde Indígena de Manaus (Casai), localizada no quilômetro 26 da rodovia AM-010. A Semasc participou da programação oferecendo serviços de embelezamento gratuito e Cadastro Único às famílias presentes.
Ao longo da manhã, também foram desenvolvidas, junto aos pacientes atendidos pela unidade, atividades socioeducativas, esportivas e culturais, contando ainda com a presença de atrações musicais.
“Hoje, no Dia dos Povos Indígenas, reforçamos nosso compromisso em reconhecer a cultura e os direitos desses povos, na inclusão e acesso às políticas públicas, por meio do Cadastro Único, prestação de serviços assistenciais, psicossociais e de embelezamento, garantindo acesso a serviços que contribuam não apenas para sua cidadania, mas também para sua autoestima’’, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas das Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, Manaus possui 71.713 indígenas vivendo em território urbano. De acordo com o chefe da Casai Manaus, Zoraneide Ramos dos Santos, esse apoio representa um marco para uma parceria que visa não apenas a inserção dessa população na garantia de seus direitos, mas também trabalhar proteção e promoção de sua dignidade, bem-estar e autonomia, construindo assim um futuro mais justo e inclusivo para todos.
’’A importância desta parceria com a Semasc reside na abordagem holística para atender as necessidades fundamentais das comunidades que nos são encaminhadas, sejam dos demais municípios, de outros Estados ou que já habitam em Manaus”, ressaltou.
A dona de casa e moradora do município de Autazes, Ameliana Braga da Silva, referenciada há três semanas na Casai, elogiou a iniciativa tomada, destacando o serviço de embelezamento oferecido pela Semasc.
’’Eu gostei demais da maneira que fui recepcionada e atendida pela equipe responsável, foi minha primeira vez tendo acesso a esse tipo de serviço voltado para a minha beleza. Foi um dia maravilhoso e uma bela homenagem a nós, a nossas comunidades, nossa cultura”, finalizou.
*Com informações da assessoria