×

Cidades

Prefeitura leva sensibilização sobre direitos de crianças e adolescentes ao Carnaboi 2024

De acordo com a portaria, crianças menores de 12 anos, mesmo acompanhadas dos pais e/ou responsáveis, não poderão participar do “Carnaboi 2024”

Prefeitura leva sensibilização sobre direitos de crianças e adolescentes ao Carnaboi 2024

Equipes de sensibilização e abordagem ao Studio 5 - Centro de Convenções, na zona Sul (Foto: Diego Lima/Semasc)

Manaus (AM) – Iniciada a programação do “Carnaboi 2024”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), participou do primeiro dia de festa, nesta sexta-feira (9), levando suas equipes de sensibilização e abordagem ao Studio 5 – Centro de Convenções, na zona Sul, para orientar a população quanto a possíveis situações de violações de direitos de crianças e adolescentes.

Acompanhando todas as apresentações tradicionais da cultura bovina promovidas no primeiro dia de festa, a secretaria trabalhou ainda na fiscalização do cumprimento da Portaria n° 003/2023, do Juizado da Infância e da Juventude, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), que determina as condições para a permanência de crianças e adolescentes em festas do tipo.

Publicidade

“Em um momento de celebração da nossa cultura como esse, a Semasc não poderia deixar de se fazer presente para a orientar a população quanto a possibilidade de situações que ponham em risco a integridade de crianças e adolescentes. É essencial que trabalhemos para garantir um ambiente seguro e saudável a todos durante estes dois dias”, afirmou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola.

De acordo com a portaria, crianças menores de 12 anos, mesmo acompanhadas dos pais e/ou responsáveis, não poderão participar do “Carnaboi 2024”. Crianças com idade acima dos 12 anos completos e adolescente até 15 anos incompletos poderão adentrar e permanecer no sambódromo somente se acompanhados dos responsáveis e munidos de documento comprobatório de idade com foto, original ou cópia autenticada.

Acompanhado de toda a família, o operário Charles Moura, 41, apreciou a iniciativa e agradeceu ao poder público pelo empenho em garantir um espaço para que ele e sua filha possam aproveitar o tempo juntos de forma segura.

“Um espaço como esse é maravilhoso, um espaço onde podemos trazer a família para se divertir, para brincar de boi. É muito bom mesmo ter esse sentimento de segurança e cuidado”, disse.

As equipes de sensibilização da Semasc continuarão acompanhando o segundo dia de programação do “Carnaboi 2024”, no sábado, 10/2, a partir das 19h.

Carnaboi 2024

Promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Carnaboi está inserido no conjunto de ações do “Carnaval na Floresta 2024”.

Neste ano, mais de 30 atrações vão se revezar no palco montado no pavilhão, com toda a estrutura, cenografia e aparato técnico para abrir a temporada de festas bovinas na capital, contando com apresentações capitaneadas pelos itens oficiais dos bois Caprichoso e Garantido.

*Com informações da assessoria 

 

You cannot copy content of this page