×

Cidades

Prefeitura encerra maratona ‘Inovathon’ após 32 horas de atividades

O evento foi realizado no Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico de Manaus.

Competição de Ideias – Inovathon (Foto: Antônio Pereira/Semcom)

Manaus (AM) – Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-Cema), encerrou na noite deste domingo, (27), as atividades da maratona “Competição de Ideias – Inovathon”, após 32 horas de duração. O evento foi realizado no Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico de Manaus.

Publicidade

No terceiro dia de maratona, foi feito o “pitch” dos grupos, para uma equipe de jurados nacionais, que acompanharam as apresentações de forma virtual. Entre os critérios de avaliação, foi levado em conta a clareza do problema e ideia, aderência ao tema, inovação, apelo, impacto social e potencial de escala. Cada equipe foi avaliada de 10 a zero. No total, três grupos foram selecionados como vencedores.

Competição de Ideias – Inovathon (Foto: Antônio Pereira/Semcom)

O secretário da Semtepi, Radyr Júnior, acompanhou as atividades e destacou o fortalecimento do ecossistema de inovação, a partir de eventos como esse. O titular da pasta destacou os principais projetos e parabenizou o empenho de todas as equipes, que viraram a madrugada identificando problemáticas e projetando potenciais soluções.

“Foi uma turma de fato muito empenhada nesse projeto. Vimos aqui apresentações de diferentes nichos, entre eles educacional, comercial e tecnológico. Além disso, o trabalho dos mentores foi fundamental nessa trajetória. Todos esses profissionais são de grande renome no mercado digital e estiveram à disposição para ajudar e orientar cada participante. Sem dúvidas, esse é o caminho para investimentos”, afirmou Radyr.

Competição de Ideias – Inovathon (Foto: Antônio Pereira/Semcom)

Ao todo, o evento teve a participação geral de 50 participantes, com nove equipes para desenvolver as atividades. A dinâmica da maratona foi direcionada pela equipe do IDT-Cema, que acompanhou o desenvolvimento dos futuros negócios, e realizou palestras ao longo do evento.

“Esse time foi incrível, pessoas muito capacitadas e humildes, em busca de projetos e soluções para Manaus. É raro ver toda essa diversidade, pessoas com muita e pouca experiência, mas todas dispostas a aprender. Eu agradeço a prefeitura por essa grande experiência, no caminho para uma cidade melhor”, Daniel Takaki.

Competição de Ideias – Inovathon (Foto: Antônio Pereira/Semcom)

Seis mentores foram convidados para instruir presencialmente as equipes. “Nós não estamos falando só de tecnologia, estamos falando sobre inovação, onde qualquer pessoa pode ter uma ideia nova e participar de um processo. Aqui, todas essas pessoas trabalharam durante o final de semana, exaustas, mas confiantes e engajadas. Para mim, esse foi um dos melhores eventos que participei”, afirmou Ibere Duarte, empresário do ramo tecnológico, que participou como mentor do time.

Competição de Ideias – Inovathon (Foto: Antônio Pereira/Semcom)

Projetos vencedores

Os três ganhadores foram anunciados no final do evento. O primeiro lugar foi para a equipe “Oppo”, que desenvolveu uma ideia de orientação para jovens profissionais recém-formados, na construção de um portfólio.

Competição de Ideias – Inovathon (Foto: Antônio Pereira/Semcom)

“Tivemos a ideia de gerar oportunidades, tanto para o microempreendedor, quanto para os formandos, que saem da faculdade sem perspectivas para o mercado de trabalho. A nossa plataforma entra para formar oportunidades para os acadêmicos. A plataforma vai proporcionar a criação de portfólio, para a criação de uma experiência digital. Com certeza, isso vai agregar muito aos meus negócios e ajudar pessoas”, explicou a integrante da equipe e professora, Aurineia Leal.

Em segundo lugar, a equipe Galeria Digital criou um “marketplace” para os permissionários das galerias populares de Manaus. Dessa forma, os empreendedores vão conseguir expandir as vendas para o ambiente virtual e, consequentemente, garantir mais visualização ao negócio.

Já o terceiro lugar foi para a equipe Hacka Ya, que focou em orientação profissional. O grupo criou uma plataforma de testes vocacionais e instrução de carreira para jovens no ensino médio.

 

*Com informações da assessoria