×

Cidades

Prefeitura encerra campanha Agosto Dourado em Manaus

Os eventos foram realizados em Manaus e na zona rural (Foto: Divulgação/Semsa)

Rodas de conversa com pais e responsáveis sobre o desenvolvimento da Primeira Infância, pré-natal, parto, pós-parto, paternidade, caderneta da criança, saúde bucal e alimentação saudável marcaram o Festival do Bebê Manauara, no encerramento da campanha Agosto Dourado. O evento aconteceu na Creche Municipal Ana Lopes, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.

Publicidade

Ao longo do mês de agosto, eventos semelhantes foram realizados a cada semana, em todas as zonas da capital, incluindo a rural. A ação teve como objetivo mobilizar a sociedade para apoiar as gestantes e lactantes, promovendo o vínculo mãe-bebê e estimulando o desenvolvimento integral da criança.

“A amamentação é muito importante na vida da criança porque é nesse período que está se formando o cidadão do futuro. O Agosto Dourado, bem como o incentivo à amamentação durante o ano inteiro, é uma das prioridades na administração do prefeito Arthur Neto. Ao investir na construção de creches e em programas voltados para esse público, demonstra o respeito e o carinho no trato com as nossas crianças”, afirmou a vice-presidente do Fundo Manaus Solidário (FMS), Mônica Santaella.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, destacou evidências científicas relacionadas à amamentação. “É uma alegria encerrar, simbolicamente, as atividades do Agosto Dourado. É uma ação tão importante que a gente não pode parar em nenhum mês do ano. Estudos comprovam que um bebê amamentado, exclusivamente, até os seis meses, tem mais possibilidades de se tornar um adulto com qualidade de vida melhor e nível de escolaridade maior. Isto significa mais crescimento econômico pra Manaus”, frisou Magaldi.

Na avaliação da chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas, o Festival do Bebê Manauara superou as expectativas. “Olhar para o crescimento e desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes é vislumbrar uma vida mais saudável pra nossa comunidade em geral. Manaus está de parabéns graças à parceria de várias secretarias, ongs e Unicef. A cada edição as expectativas vêm sendo superadas. Muito bom ver que a população já aguarda esse evento”, comemorou Ivone.

Agosto Dourado 2017

Com o mote ‘Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você!’, a campanha Agosto Dourado, em todo o país reforçou a importância da parceria para garantir o sucesso no processo de amamentação. Familiares, artistas, educadores, juízes, profissionais de saúde, empresários e pais, cada um tem um papel específico e importante.

Familiares, vizinhos, amigos e, principalmente, o pai podem dar apoio emocional; artistas podem contribuir na divulgação da importância do aleitamento; educadores podem incentivar as mães a continuarem amamentando os filhos e oferecendo aos pequenos, na creche, o leite já ordenhado; juristas e legisladores podem atuar na defesa dos direitos das mães, na proposição e cumprimento de leis relacionadas a esse período da vida; profissionais de saúde podem orientar com informações precisas as novas mamães; e empresários podem criar condições para que as trabalhadoras continuem amamentando após o retorno às atividades laborais e, ainda, respeitando as leis já existentes.

Com informações da assessoria