×

Cidades

Prefeitura e grupos de ciclismo fazem ação de conscientização no trânsito

Ciclistas de vários pontos da cidade se concentraram no cruzamento das avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira.

Dia Internacional do Ciclista (Foto: João Viana/Semcom)

Manaus (AM) – Em alusão ao Dia Internacional do Ciclista, celebrado no dia 15 de abril, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e grupos de ciclistas de Manaus realizaram neste sábado (17), uma ação de conscientização com o tema “O distanciamento salva vidas”.

Publicidade

Ciclistas de vários pontos da cidade se concentraram no cruzamento das avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira para conscientizar condutores sobre a importância do afastamento, tanto para o combate a Covid-19 quanto para a proteção de ciclistas nas ruas. O ato objetivou ainda informar os usuários de veículos quanto ao respeito para quem utiliza a bicicleta tanto para lazer quanto para transporte pessoal.

Durante o ato, os participantes ergueram faixas sobre o respeito aos ciclistas. O vice-presidente de Transporte do IMMU, Alexandre Frederico, afirmou que o Instituto tem preocupação com todo modal de transporte. “A bicicleta é um modal de transporte e se faz presente nesta iniciativa junto aos ciclistas para somar ao trabalho de conscientização desenvolvido pela gestão David Almeida para um convívio de condutor de carro particular ou motorista de ônibus no mesmo espaço público onde o respeito deve ser mútuo”, frisou.

O diretor de Operações do IMMU Stanley Ventilari explicou quais cuidados o condutor de veículos deve ter ao se aproximar de um ciclista. “Muitas vezes o condutor se aproxima demais de um ciclista e entre um veículo de passeio e um ciclista, o ciclista é o mais frágil. Então, consequentemente, o condutor deve se manter a um distanciamento de um metro e meio deste ciclistas, assim ele passará com tranquilidade nem causará nenhum susto ao ciclista”, disse.

Após a ação na faixa de pedestre, uma foto reunindo os grupos presentes foi feita para comemorar a data e lembrar que a união dos grupos e a parceria com a Prefeitura de Manaus é a melhor alternativa para um trânsito melhor para todos.

*Com informações da assessoria