×

Cidades

Prefeitura de Presidente Figueiredo ganha reforço no combate às zoonoses

A terra das cachoeiras enfrenta surto de esporotricose e busca melhorar atendimento aos animais de rua

Prefeitura de Presidente Figueiredo ganha reforço no combate às zoonoses

Fernando Vieira, prefeito de Presidente Figuieredo, participou da entrega do veículo (Foto: Divulgação)

Presidente Figueiredo (AM) – A Prefeitura de Presidente Figueiredo (a 112 quilômetros de Manaus) adquirou, na tarde desta terça-feira (11), um veículo para reforçar combate às zoonoses. O investimento permitirá um atendimento mais humanitário aos animais de rua, além de contribuir para o enfrentamento do surto de esporotricose que atinge a terra das cachoeiras.

A coordenadora de Vigilância e Saúde de Figueiredo, Cristiane Girão, destacou a importância da nova aquisição, enfatizando a falta de ação da gestão municipal anterior, sobre o tema.

“Este veículo é uma grande conquista para Figueiredo, a realização de um sonho. Reestruturar a vigilância sanitária e colocá-la para funcionar é o desejo de qualquer coordenador, mas isso só é possível com o apoio da gestão. Conseguimos esse suporte em apenas 30 dias”, afirmou.

“O carro está equipado para oferecer um atendimento mais humanitário aos animais de rua. Muitos estão em fase terminal da esporotricose, já sem possibilidade de tratamento, sofrendo intensamente. Nossa missão é minimizar esse sofrimento, sempre respeitando as normas e leis vigentes”, completou Cristiane.

Figueiredo sofre as consequências do abandono da última administração, que resultou no surto de esporotricose – uma infecção fúngica transmitida por arranhões ou mordidas de gatos infectados e causada pelo fungo Sporothrix brasiliensis. O novo veículo permitirá que a vigilância sanitária ofereça um atendimento mais digno aos animais de rua, muitos dos quais estão em estado avançado da doença.

O novo veículo foi adquirido com recurso próprio (Foto: Divulgação)

O prefeito Fernando Vieira, que participou da entrega, ressaltou as dificuldades enfrentadas nos primeiros 30 dias de gestão, afirmando que a prefeitura opera sem orçamento devido à falta de prestação de contas da administração anterior.

“Em trinta dias, já recebi pedidos para resolver todos os problemas do município, mas isso não é possível. Só Deus conseguiria. Estamos trabalhando no escuro, sem orçamento, mas, apesar das dificuldades, continuamos focados em atender as demandas mais urgentes”, declarou o prefeito.

Mesmo com recursos limitados, a atual administração segue buscando soluções para os desafios do município, priorizando a saúde pública e o bem-estar da população.

You cannot copy content of this page