×

Cidades

Prefeitura de Manaus vai intensificar doação de mudas de plantas

O primeiro bairro a receber a ação ambiental da prefeitura será o Crespo, localizado na Zona Sul de Manaus.

Doação de mudas de plantas (Fotos: Divulgação/Semmas)

Manaus (AM) – A partir de maio, a Prefeitura de Manaus, por meio do programa ambiental Manaus Verde, vai intensificar a doação de mudas de plantas arbóreas, frutíferas, ornamentais e medicinais pela cidade. Antes, as doações ocorriam a cada 15 dias, mas por orientação do prefeito David Almeida elas passarão a ser semanalmente.

Publicidade

O primeiro bairro a receber a ação ambiental da prefeitura será o Crespo, localizado na Zona Sul de Manaus. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), as doações vão ocorrer na avenida Manaus 2000, no dia 05 de maio, a partir das 9h.

“Temos uma meta de doar 100 mil mudas, à população e instituições, até o fim deste ano e, além disso, aliada à procura crescente por plantas pela população, o prefeito nos orientou a realizar essa ação semanalmente”, informou o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski.

No dia 12, será a vez do bairro Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul, receber a ação do programa Manaus Verde. A Semmas vai montar a estrutura para doação das mudas nas proximidades da “feirinha”, na rua Comércio.

O bairro da Compensa vai receber a ação da prefeitura, uma semana depois, no dia 19. “Encerramos assim essa primeira etapa de doações e vamos nos preparar para as ações da Semana do Meio Ambiente, na primeira semana de junho”, informou Stroski.

Após a programação especial da Semana do Meio Ambiente, a ação itinerante de doações vai continuar pelos bairros da cidade. A ação de doações de mudas de plantas já passou pelo residencial Viver Melhor 1, Novo Aleixo e Mutirão.

Balanço

A Prefeitura de Manaus, por meio do programa ambiental Manaus Verde, já doou mais de 2 mil mudas nos últimos três meses, de acordo com a Semmas, que coordena o programa ambiental.

Além das doações, a secretaria já plantou 1.551 mudas de plantas arbóreas e 2,9 mil ornamentais. “Se não fosse a pandemia, o número de doações de mudas seria maior, mas com a volta das ações itinerantes vamos ter uma mudança muito significativa ao fechar o balanço do próximo mês”, informou o diretor do Departamento de Arborização e Sustentabilidade do órgão, Deyvson Braga.

*Com informações da assessoria