×

Publicidade

Cidades

Prefeitura de Manaus leva serviços de saúde para comunidades indígenas

Foram realizados 51 atendimentos médicos durante a ação que teve a parceria da associação de moradores da comunidade.

Comunidades indígenas do Distrito Industrial 2 (Foto: Divulgação/Semsa)

Manaus (AM) – Moradores da comunidade indígena Yawareté, situada no Distrito Industrial 2, Zona Leste, participaram, na manhã desta sexta-feira (23), de ação promovida pelo Distrito de Saúde (Disa) Leste, da Prefeitura de Manaus. A iniciativa teve o objetivo de levar atendimentos às 350 famílias de três etnias, que residem no local, classificado como “vazio assistencial”, onde ainda não há estrutura tradicional de serviço de saúde. A organização da ação teve a parceria da associação de moradores da comunidade.

Publicidade

“Nossas equipes estão sempre identificando áreas como essa, para que ninguém fique sem atendimento médico. A saúde é direito de todos, como preconiza o SUS (Sistema Único de Saúde), e a orientação do prefeito David Almeida é para que busquemos as comunidades que ainda não tenham unidade de saúde perto de suas casas, para que recebam os atendimentos que precisarem”, explicou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Participaram da ação, dois médicos, um dentista, dois auxiliares de saúde bucal, três enfermeiras, oito técnicos de enfermagem para vacinação, três agentes indígenas de saúde e quatro servidores de apoio.

Foram realizados 51 atendimentos médicos, 28 exames, dez encaminhamentos para consultas especializadas, 40 aferições de pressão arterial, dispensação de 27 receitas médicas, 24 coletas de material para o exame preventivo, realizados 120 testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids. Também houve palestra sobre saúde bucal com a entrega de kits com escova de dentes, creme e fio dental, além da aplicação de 56 doses de vacina contra a Influenza em pessoas dos três grupos prioritários iniciais.

A comunidade indígena Yawareté existe há quatro anos, sendo reconhecida oficialmente pelo governo federal.

*Com informações da assessoria

Comentários

error: Content is protected !!