×

Cidades

Prefeitura de Manaus constrói ponte na comunidade do Abelha

Os efeitos da estiagem no Amazonas afetam a acessibilidade das comunidades rurais em virtude da vazante

Prefeitura de Manaus constrói ponte na comunidade do Abelha

Construção de ponte na comunidade do Abelha por conta da seca dos rios (Foto: Divulgação/Seminf)

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou a construção de uma ponte de madeira com cerca de 60 metros de extensão para promover a acessibilidade segura das famílias da comunidade do Abelha, localizada na margem direita do rio Negro, e minimizar os transtornos à população que acessa à comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Os efeitos da estiagem no Amazonas afetam a acessibilidade das comunidades rurais em virtude da vazante, causando prejuízos às zonas ribeirinhas da capital que estão comprometidas, também, no que diz respeito à travessia fluvial e terrestre.

Publicidade

A população que sofre os impactos da seca histórica com o desaparecimento de rios e igarapés, precisa ancorar as embarcações em pontos mais distantes, aumentando os trechos de caminhada e enfrentando, pelo caminho, muitos obstáculos, uma vez que onde foi rio, virou lama.

“A seca vem fazendo estragos e castigando muita gente, sobretudo nossos irmãos ribeirinhos. A Prefeitura de Manaus não tem medido esforços para socorrer a população com ações emergenciais e humanitárias. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é que as pontes de madeira sejam construídas em caráter de urgência, para que as pessoas possam ter acesso as suas comunidades, embarcações e não fiquem ilhadas com os efeitos devastadores da seca”, garante Efrain Aragão, subsecretário de Serviços Básicos da Seminf.

Um efetivo de 20 servidores da Seminf dá celeridade à obra para que seja finalizada ainda nesta quarta-feira, 11/10. O material utilizado na construção da ponte atende a todas as normas ambientais, respeitando as características naturais das edificações e garantindo maior durabilidade da estrutura.

Desde o início da gestão, 24.587 metros quadrados de pontes e passarelas de madeira foram construídos na cidade de Manaus, para garantir o direito de ir e vir da população em segurança.

*Com informações da assessoria