×

Cidades

Prefeitura de Manaus abre programação do Dia da Árvore com plantio no Viver Melhor 3

O programa ‘Arboriza Manaus’ é desenvolvido pela Semmas - Alex Pazuello/Semcom

O programa ‘Arboriza Manaus’ é desenvolvido pela Semmas – Alex Pazuello/Semcom

A partir desta quinta-feira (16), até o final deste mês, Manaus terá uma série de ações ambientais voltadas para comemoração pelo Dia da Árvore na Amazônia (21 de março). O lançamento da programação foi marcado com o plantio de mil mudas no Conjunto Viver Melhor 3, localizado no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte da capital amazonense.

O prefeito em exercício Marcos Rotta, plantou uma muda de Jatobá durante a abertura - foto: Alex Pazuello/Semcom

Publicidade

O prefeito em exercício Marcos Rotta, plantou uma muda de Jatobá durante a abertura – foto: Alex Pazuello/Semcom

“Toda a programação comemorativa se soma às demais atividades desenvolvidas pela prefeitura para alcançarmos a meta de 25 mil mudas plantadas na capital até o final deste ano”, destacou o prefeito em exercício Marcos Rotta, que plantou uma muda de Jatobá durante a abertura.

O Conjunto Viver Melhor 3 foi escolhido porque possui dois mil apartamentos com aproximadamente oito mil habitantes. As mudas foram plantadas em trechos de áreas verdes degradadas do conjunto, uma das quais foi alvo recente de uma tentativa de invasão, além de canteiros centrais e trechos de área de convívio entre os blocos. A ação surtirá efeito positivo e de grande impacto na melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Arboriza Manaus

Desde o ano passado, a prefeitura intensificou a arborização da capital amazonense com o programa “Arboriza Manaus”, mudando a paisagem da cidade e contribuindo de forma efetiva para a melhoria da qualidade do ar, ao introduzir a arborização no contexto urbano. “Estamos dando um grande passo para fazer de Manaus a capital do verde. Esse é um projeto do prefeito Arthur Virgílio Neto, sempre preocupado com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população”, completou Rotta.

O programa de arborização desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) já conseguiu alcançar a marca de 15.589 árvores efetivamente plantadas e em crescimento na cidade. Outro aspecto positivo já observado é a redução do índice de perdas das mudas por conta do vandalismo – de 70% para 30% – o que é um indicativo de que o cidadão já reconhece a importância da arborização.

“Precisamos obter dados concretos acerca desse processo, já que estamos desenvolvendo uma ação concreta mitigadora que terá a médio e longo prazo um efeito sobre a questão da sensação térmica na cidade com a redução das ilhas de calor”, explicou o secretário da Semmas, Antonio Nelson, lembrando que o envolvimento comunitário com a formação de agentes ambientais voluntários é um dos principais fatores para o êxito desse trabalho.

A mitigação das emissões de gases de efeito estufa a partir do plantio de árvores é uma das ações previstas pelo Compacto de Prefeitos, maior coalizão global de líderes locais comprometidos em reduzir as emissões desses gases, da qual o prefeito Arthur Virgílio é signatário.

Parceria

Presente no início da programação do Dia da Árvore na Amazônia, o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Elias Emanuel, firmou uma parceria com a Semmas para ampliar ainda mais o alcance da arborização nos bairros, distribuindo mudas em todos os Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

“Nós temos 20 Cras espalhados por toda Manaus, por onde passaram mais de 16.200 famílias. A nossa ideia é fazer uma integração entre o nosso atendimento e a distribuição de mudas, contribuindo com a meta de arborização e estimulando a população a fazer parte de um bonito programa”, explicou Elias Emanuel.

Programação

No dia 21/3, pela manhã, às 9h, haverá um pedágio ambiental para distribuição de mil mudas frutíferas à população, na Bola do Produtor, na zona Leste. À tarde, às 15h, o ponto alto será a realização de outro plantio de mudas de árvores, desta vez num trecho degradado de área verde do Conjunto Castelo Branco, no Parque Dez, zona Centro-Sul, onde a Semmas está implantando mais um Parque da Juventude.

Serão plantadas 300 mudas de espécies variadas, como açaí, pupunha, biribá, acerola, cacau, cupuaçu, que servirão de atração para a fauna (principalmente as aves) e possibilitarão o aumento da cobertura vegetal da aquela área do Parque Dez, além de beneficiar os moradores. No Castelo Branco já foram plantadas 163 mudas arbóreas no entorno das pistas de caminhada e da futura academia ao ar livre, que fará parte do complexo do Parque.

No dia 23, às 9h, no Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, zona Sul, acontecerá o lançamento da edição revisada da cartilha do Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus, juntamente com a abertura do minicurso sobre Noções Básicas de Produção de Mudas, que terá dois dias de duração. E, no sábado, 25, a programação será encerrada com a realização da Hora do Planeta, em parceria com a WWF, também no Parque Lagoa.

Vale destacar, ainda, que no 22/3 também se comemora o Dia Mundial da Água e a Semmas está planejando uma grande ação de conscientização no Parque Nascentes do Mindu, entre outras atividades.

Com informações da assessoria