Manaus (AM) – Afetada pela severa estiagem deste ano, a marina do Davi, no bairro Ponta Negra, zona Oeste, recebeu a construção de uma ponte de madeira com quase 80 metros de extensão. A obra foi finalizada pela Prefeitura de Manaus nesta sexta-feira (27), com finalidade de promover a acessibilidade segura de passageiros e minimizar os transtornos à população ao novo ponto de ancoragem dos barcos e lanchas.
Sem essa ponte, as embarcações precisavam ancorar em pontos mais distantes, uma vez que a área de areia avança rápido e a travessia até as embarcações já estava comprometida, com um longo trecho de caminhada e muitos obstáculos.
“Colocamos nossas equipes da Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura) à disposição, executando medidas emergenciais, para que as travessias na marina do Davi não sejam prejudicadas”, garantiu o secretário de Obras, Heliatan Botelho.
Segundo o secretário, a determinação do prefeito David Almeida é que as pontes e as passarelas de madeira sejam construídas, em caráter de urgência, para que as pessoas possam ter acesso às lanchas e cheguem ao seu destino sem serem impactadas com os efeitos da seca.
Aproximadamente 2.000 pessoas usam as voadeiras (lancha regional rápida) para acessar os flutuantes do rio Tarumã e as comunidades ribeirinhas a cada final de semana. A obra contou com um efetivo de 12 servidores da Seminf e foi finalizada no final da manhã desta sexta.
Desde o início da gestão, 40.153 metros quadrados de pontes e passarelas de madeira foram construídos nas comunidades da cidade de Manaus, para garantir o direito de ir e vir em segurança. A maior parte, em bairros como São José, Colônia Antônio Aleixo, Nova Cidade, Jorge Teixeira, Zumbi, Compensa e Alvorada.