×

Cidades

Prefeitura beneficia população ribeirinha com ação de cidadania

Ao todo, foram realizados mais de 580 atendimentos

Assistência. (Foto: Divulgação / Semasc)

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quinta-feira (22), uma ação de cidadania na comunidade Monte Sinai, distante 80 quilômetros da zona urbana. Localizada no rio Negro, a cerca de 6 horas de barco, partindo da capital, foram oferecidos diversos serviços socioassistenciais à população ribeirinha da localidade. Ao todo, foram realizados mais de 580 atendimentos.

Publicidade

As famílias tiveram acesso à emissão da 2ª via do RG e da Certidão de Nascimento, sessões de embelezamento, realização de roda de conversa com as mulheres, oficina sobre preparação de detergente, massoterapia, teste de visão, atividade lúdica com o Conselho Tutelar da zona rural, distribuição de sementes pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Carteira de Trabalho Digital, atendimento da Cruz Vermelha e do Fundo Manaus Solidária, e apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Estamos levando os serviços para várias comunidades, priorizando aquelas que já estavam esquecidas há muito tempo, como é o caso das ribeirinhas. É nosso dever garantir os direitos dessas populações”, afirmou Moisés Gusmão, coordenador da ação.

Andreza Souza é moradora da Comunidade Nova Jerusalém e aproveitou a ação social. “Eu participei da palestra para as mulheres, fui atendida no embelezamento e fiz as unhas. Gostei muito dessa iniciativa da Prefeitura de Manaus”, declarou.

O presidente da comunidade Monte Sinai, Lindomar da Costa agradeceu a iniciativa, que levou serviços relevantes à localidade. “Eu só tenho a agradecer ao prefeito David Almeida, que nos proporcionou tantos serviços necessários, moradores daqui. Muito importante esse olhar diferenciado que o prefeito tem dado ao povo ribeirinho”, concluiu.

Na sexta-feira (23), a ação de cidadania será realizada na escola municipal Escritora Zelia Gattai, no bairro Nova Vitória, zona Leste de Manaus.