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Prefeitura atinge marca de 200 mil atendimentos no sistema de licenciamento urbano de Manaus

De janeiro de 2021 a outubro de 2024, foram realizados 200.441 atendimentos junto à Gerência de Atendimento (Geat)

Prefeitura atinge marca de 200 mil atendimentos no sistema de licenciamento urbano de Manaus

Atendimento Implurb (Foto: Divulgação/Implurb)

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), chegou à marca recorde de 200 mil atendimentos realizados no sistema de licenciamento urbano da capital, em toda a gestão do prefeito David Almeida. De janeiro de 2021 a outubro de 2024, foram realizados 200.441 atendimentos junto à Gerência de Atendimento (Geat).

No ano de 2024, o Implurb registra alta de 6,76% no volume, tendo realizado 50.104 serviços, contra 46.930 de 2023. No mês de outubro, o incremento é de 35,8%: 5.428 contra 3.996 do ano anterior. Neste ano, a média é de 5.010 atendimentos por mês. Em outubro, o Implurb recebeu 2.826 e-mails, 777 ligações e fez a formalização de 665 processos, além de ter 966 atendimentos presenciais.

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“Estamos em constante busca para aprimorar o sistema e serviços prestados ao cidadão, melhorando indicadores de gestão e processos internos, para dar celeridade a projetos de licenciamento urbano diariamente. E parte disso se reflete em conquistas e indicadores, como redução do tempo para análise e viabilidade para abertura de empresas”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.

Todos os serviços e processos passam pela Geat, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. O Implurb trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos, com banco de dados e inteligência artificial, além de um software de licenciamento urbanístico.

Todos os processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão, são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas para atendimento junto ao Implurb devem ser enviadas para o e-mail respostaimplurb@outlook.com.

Requerente

Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia. O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF, em um único documento. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.

Na página do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco”, onde vai encontrar os números atualizados e em operação, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

A Gerência de Atendimento do Implurb tem como canais para agendamento prévio o telefone (92) 3625-2947, das 8h às 11h30. Dois outros números funcionam apenas para WhatsApp: (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589.

O atendimento presencial na Geat é das 8h às 14h, sem intervalo (exceto feriados e pontos facultativos). A autarquia reforça que esses canais são exclusivos para atendimento a processos e demandas junto ao Implurb.

*Com informações da assessoria