×

Cidades

Prefeitura apresenta projeto pioneiro de infraestrutura resiliente ao Banco Mundial

Prefeito Arthur Virgílio Neto apresenta projeto pioneiro de infraestrutura resiliente ao BIRD (Foto:Alex Pazuello/Semcom)

Com a visão de impactar diretamente na melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas que hoje vivem em áreas de risco nas zonas Leste e Norte de Manaus, o prefeito Arthur Virgílio Neto apresentou nesta quinta-feira (31), o programa pioneiro de infraestrutura resiliente “Manaus 2030” a membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird), que estão na capital para conhecer mais da proposta e das áreas beneficiadas.

O encontro foi realizado no Centro Cultural Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Manaus, e reuniu representantes do Banco Mundial e da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef). A expectativa é de que a operação de crédito, na ordem dos U$ 150 milhões, possa ser aprovada ainda este ano, uma vez que o Bird já demostrou interesse na ação.

Segundo o prefeito, o Banco Mundial tem sido um importante parceiro de Manaus em obras que promovem a qualidade de vida da população, como o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), que possibilitou a construção de 204 moradias populares, além de outras melhorias em infraestrutura no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. Arthur também destacou a credibilidade da capital amazonense diante as instituições financeiras internacionais.

“Construímos uma relação de confiança com o Bird e eles sabem do nosso compromisso sério com Manaus, que tem se destacado como a capital brasileira que mais cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal. Somos a cidade com a contabilidade mais bem avaliada nacionalmente e temos a 4ª Previdência com o melhor desempenho do país”, enumerou Arthur Neto.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento entende que Manaus tem crescido muito ao longo dos anos, o que gera o grande problema das invasões e do desordenamento social. A ideia é trazer, além de recursos, a experiência da instituição na área de resiliência para capital. “É um projeto para médio e longo prazo, pensando no futuro da cidade e sua sociedade e, claro, que é interesse do Bird participar desse projeto”, garantiu Paul Procee, coordenador de Infraestrutura do Banco Mundial em Brasília (DF).

Conforme explicou o secretário da Semef, Lourival Praia, o programa Manaus 2030 será capitaneado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e prevê o desenvolvimento de ações em Gestão de Riscos de Desastres e Resiliência Urbana, alcançando obras de infraestrutura física, além de melhorar a integração dos serviços públicos com a sociedade, por meio de investimentos em tecnologia e informação.

“O alvo serão as zonas Leste e Norte, porque são as que apresentam os maiores problemas de encostas, alagamentos pela falta de drenagem, entre outros problemas em infraestrutura. A proposta também alcança parte das ações pelo projeto Cidade Inteligente, todas voltadas para resiliência urbana e para prevenção dos desastres naturais”, destacou Lourival.

Visita em campo

O vice-prefeito de Manaus e secretário da Seminf, Marcos Rotta, acompanhou os representantes do Banco Mundial (Foto: Divulgação/Seminf)

Ainda na tarde desta quinta-feira (31), o vice-prefeito de Manaus e secretário da Seminf, Marcos Rotta, acompanhou os representantes do Banco Mundial em vista na comunidade Bela Vista, que está localizada no Puraquequara, zona Leste da cidade.

“Estamos confiantes, eu e o prefeito Arthur, de que, com a sensibilidade do Banco Mundial e o apoio do Governo Federal, haveremos de mudar a realidade de milhares de famílias das zonas Norte e Leste de Manaus. Estamos buscando mecanismos para estabelecermos uma parceria para que possamos avançar, ainda mais, na infraestrutura da cidade de Manaus”, destacou Rotta.

Com informações da assessoria

You cannot copy content of this page