×

Publicidade

Cidades

Prefeito de Tapauá se reúne com Defesa Civil em busca de recursos

No encontro, também foram discutidos medidas de ajuda humanitária por conta da cheira do rio Purus deste ano.

À direita, o prefeito de Tapauá, Gamaliel Andrade, durante reunião com Defesa Civil (Foto: Divulgação)

Tapauá (AM) – O diretor Ulysses Albuquerque e o coordenador Davi Baruk, respectivamente, da Defesa Civil do município de Tapuá (distante 449 em linha reta de Manaus), receberam o prefeito Gamaliel Andrade (PSC) e do vereador Canarana (PP), então, líder de governo. Durante o encontro na última quarta-feira (17), os representantes discutiram vários assuntos, entre as pautas, a situação precária da estrutura do órgão.

Publicidade

Na reunião, Davi Baruk e Ulysses Albuquerque pediram ao prefeito Gamaliel Andrade recursos para os trabalhos da Defesa Civil na sede do município e nas zonas rurais.

“Já que assumimos a Defesa Civil do município de Tapauá, de forma inadimplente, sem poder receber os recursos dos governos estadual e federal, nada mais justo ter apoio da prefeitura de nossa cidade para resolver os problemas do órgão, responsável pelas ações preventivas, socorrer pessoas em situações de risco, minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, além de restabelecer a normalidade social”, pontuou Davi Baruk.

Em resposta, o prefeito Gamaliel Andrade declarou que irá buscar o auxílio financeiro e destinar os recursos para a realização de obras emergenciais.

“Eu como prefeito, quero o melhor para o nosso município, e digo mais, irei buscar mecanismos nos órgãos competentes, para melhorar os trabalhos da Defesa Civil de Tapauá”, afirmou o prefeito Gamaliel Andrade.

Ainda em reunião, Gamaliel Andrade falou na possibilidade de conseguir casas populares para as famílias que residem em áreas de risco e lugares insalubres.

“Tenho absoluta convicção, que nossos irmãos tapauenses precisam de moradia digna como casas populares. Mais no momento a prioridade é a saúde das pessoas de nossa cidade”, ressaltou Gamaliel Andrade.

Abastecimento de água

Na oportunidade, o prefeito anunciou que no próximo dia (22) serão distribuídos kits de higiene pessoal como escova, creme dental, sabonete e papel higiênico.

Os kits de higiene pessoa, vão beneficiar três comunidades das zonas rurais de Tapauá; Curupatí, Itatuba, e Baturité.

Ajuda humanitária

O prefeito Gamaliel Andrade se mostrou preocupado com as cheias deste ano, e dos possíveis alagamentos provocados pelo rio Purus, prejudicando as famílias nessas áreas. Por conta dessa preocupação, a prefeitura e Defesa Civil do município, estão montando uma força tarefa para ajuda humanitária.

Ao final da reunião, Gamaliel Andrade falou de melhorias no tratamento de água do rio Purus com (SALTAZ), aos ribeirinhos das comunidades para o uso do líquido potável que visa suprir as necessidades dos moradores que vivem em uma situação difícil ao longo dos anos.

“A água é um dos elementos fundamentais para a saúde humana. E não sendo potável, podem provocar uma série de doenças quando ingerida, podendo levar a casos de diarreia, vômitos, dores abdominais, febre e desidratação. Mais vamos trabalhar juntos para fornecer água potável para todas às comunidades das zonas rurais do município de Tapauá”, destacou o prefeito.

*Com informações da assessoria

Comentários

error: Content is protected !!