×

Cidades

Prefeito anuncia entrega do parque Encontro das Águas ‘Rosa Almeida’ para outubro de 2025

A obra, em construção no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, tem assinatura de Oscar Niemeyer

Prefeito anuncia entrega do parque Encontro das Águas ‘Rosa Almeida’ para outubro de 2025

Vistoria ao canteiro de obras do futuro parque Encontro das Águas (Foto: Clóvis Miranda/Semcom)

Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, durante vistoria ao canteiro de obras do futuro parque Encontro das Águas – Rosa Almeida, na manhã desta quinta-feira (31), que o novo cartão-postal tem estimativa de entrega para outubro de 2025, em comemoração ao aniversário da capital.

A obra, em construção no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, tem assinatura de Oscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura, referência no cenário nacional e internacional, e responsável por projetar Brasília. O local foi adaptado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para ter configurações de parque.

Publicidade

O espaço fica em uma região geográfica estratégica, por ser o lugar ideal no perímetro urbano de Manaus, para avistar o encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Na vistoria que fez ao lado do diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, o chefe do Executivo municipal ressaltou a grandiosidade turística e a importância histórica da obra.

“O parque fica em frente ao Encontro das Águas que, ao lado do Teatro Amazonas, é a principal atração turística de Manaus. A expectativa é de gerar emprego e renda, além de promover o turismo”, salientou.

O prefeito destacou ainda que, com a entrega e pleno funcionamento do parque, a cidade será ainda mais atrativa para receber visitantes. “Aqui vão ter restaurantes, lanchonetes, playground e playpet. E, com certeza, será um dos pontos mais visitados de Manaus. É, sem dúvida, uma obra estruturante para o turismo na capital”, disse.

Já o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, informou que uma equipe de especialistas atua no canteiro de obra para resgatar e identificar materiais arqueológicos encontrados no local e que serão expostos quando o parque estiver em funcionamento.

“Esse material arqueológico será uma das primeiras exposições da Oca Niemeyer, que, por sua vez, será uma cúpula com espaço para exposição de fotos, pinturas e xilogravura”, explicou.

Incentivo ao turismo

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Manaus realizou grandes obras para incentivar e promover o turismo na maior metrópole da Amazônia.

Entre as realizações estão o mirante Lúcia Almeida e o píer Manaus 355, ambos localizados no centro histórico da capital. Outra importante entrega foi o Gigantes da Floresta, o maior parque cênico do Norte do Brasil.

*Com informações da assessoria