Manaus (AM) – Dando continuidade às ações do programa “Manaus sem Fome”, lançado em dezembro do ano passado, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), inaugurou, nesta terça-feira (22), a 11ª unidade do “Prato do Povo” da capital amazonense, no bairro Compensa, na zona Oeste, que visa proporcionar alimentação saudável e acessível para a população.
“Nós estamos inaugurando, hoje, o décimo primeiro ‘Prato do Povo’ da cidade de Manaus. Aqui nós vamos servir mil refeições todos os dias para homens, mulheres, famílias que passam por um momento de vulnerabilidade social. Esta é a forma que nós encontramos para estender a mão amiga da Prefeitura de Manaus àqueles que mais precisam, graças às emendas parlamentares dos deputados que destinaram recursos a esta causa tão nobre”, declarou o vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta.
Expandindo as ações do programa para mais zonas da cidade, o novo “Prato do Povo” substituirá o antigo Restaurante Popular da Compensa, onde eram servidas 500 refeições, por dia, ao preço de R$ 1. Com a mudança, o espaço passará a servir mil refeições diariamente de forma gratuita à população.
A inauguração da nova unidade conta com emendas parlamentares do deputado federal Saullo Vianna, para o custeio da alimentação, e do ex-deputado federal Marcelo Ramos, para a obra. Com o novo “Prato do Povo”, a Prefeitura de Manaus amplia sua capacidade de atendimento, beneficiando um número ainda maior de pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, a presença do programa em diferentes regiões da cidade facilita o acesso dos cidadãos aos serviços alimentares essenciais.
A revitalização era um anseio de anos dos moradores da zona Oeste da capital e, de acordo com a secretária da Semasc, Dermi Rayol, a entrega reforça o compromisso da pasta de assistência social.
“Hoje é um dia muito importante, não só para o bairro Compensa, mas para os moradores da zona Oeste de Manaus que, após 20 anos, recebem esta reforma grandiosa no ‘Prato do Povo’. É a entrega de um equipamento em que a população terá o conforto e a qualidade que merece, com uma alimentação digna e atendimento humanizado”, destacou a secretária.
Além das unidades “Prato do Povo”, que distribuem, de forma gratuita, mil refeições por dia, Manaus conta também com seis cozinhas comunitárias e um restaurante popular, permitindo que o município distribua mais de 265 mil refeições/mês por intermédio desses espaços. Em um ano, o número passará de 3 milhões de refeições servidas.
“Fizeram uma reforma muito bonita. Eu já utilizava a antiga estrutura, mas com certeza está muito melhor. Sou mãe de quatro meninos e sempre eles almoçam aqui, a comida é muito boa. É muito importante esse espaço para mim e para as outras famílias”, mencionou a moradora Mirlene Rodrigues, de 37 anos.
As 11 unidades do “Prato do Povo”, inauguradas por meio do programa “Manaus Sem Fome”, estão localizadas nos bairros Viver Melhor, Jorge Teixeira, Colônia Antônio Aleixo, Armando Mendes, Tarumã-Açu, Grande Vitória, Tarumã, Santa Etelvina, Santa Inês, Novo Israel e Compensa.
Programa ‘Manaus Sem Fome’
O programa “Manaus Sem Fome” foi lançado pela gestão do prefeito David Almeida em dezembro do ano passado, com o objetivo de erradicar a insegurança alimentar e nutricional na cidade de Manaus por meio do acesso facilitado a refeições de qualidade e outras políticas públicas.
Além da implantação das novas unidades “Prato do Povo”, outras medidas do programa incluem a revitalização de todas as Cozinhas Comunitárias e Restaurante Popular do município, a inauguração de uma nova cozinha comunitária no bairro São José 9, na zona Leste, e a aquisição e distribuição de 100 mil cestas básicas para famílias inseridas no Cadastro Único.