×

Cidades

Ponte em concreto é construída para resolver problemas de alagações no bairro Colônia Santo Antônio

O serviço, executado pela Seminf, atende a um pedido antigo dos moradores da área - foto: Alexandre Fonseca/Seminf

O serviço, executado pela Seminf, atende a um pedido antigo dos moradores da área – foto: Alexandre Fonseca/Seminf

Para dar segurança e comodidade aos moradores da Comunidade José Bonifácio, no bairro Colônia Santo Antônio, Zona Norte de Manaus, uma ponte de madeira localizada na Rua 31 de Março deu lugar a uma nova em concreto para solucionar problemas de alagamentos. A Prefeitura de Manaus segue com obras no local para garantir a correta vazão da água do igarapé.

Publicidade

Na via foram implantadas 30 aduelas quadradas de 3 metros, divididas em dois corredores de 15 metros. O serviço, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atende a um pedido antigo dos moradores da área. Segundo os moradores, o local era alvo de constantes alagações e em uma parte da rua, onde era cortada por um igarapé, existia apenas uma ponte de madeira que colocava em risco a vida da população.

Para o cabeceamento da ponte de aduelas, foi necessária a construção de 60 metros de contenção de rip rap, além da implantação de aproximadamente 120 metros drenagem profunda, onde em 40 metros da rede foram usadas tubulações de 1 metro de diâmetro e nos outros 60 metros, foram utilizados tubos de 0.60 para resolver de forma definitiva o problema das enchentes no local.

De acordo com os moradores, com a nova ponte, agora é possível garantir a chegada de serviços básicos como ambulância, policiamento, coleta de lixo, entre outros.

Arnalda de Paula da Silva Oliveira é moradora do bairro há 25 anos, mas há 10 anos, construiu uma casa que precisa ser removida, por estar correndo o risco de cair além de estar obstruindo o caminho para a finalização do serviço de infraestrutura da prefeitura. Por conta disso, sua irmã cedeu um terreno próximo ao local, onde a prefeitura construiu para ela uma nova moradia.

“Pela carência da acessibilidade no passado nem a gente conseguia entrar com carro ou moto aqui, imagina outros serviços como ambulância e polícia, agora a nossa realidade é outra. O meu benefício ainda foi maior, pois no passado, quando vinha a chuva, várias toras de pau batiam nas madeiras de sustentação da minha casa que vivia correndo o risco de cair, além de mosquitos e bichos como baratas, ratos, que vinham para dentro da minha casa. Eu ganhei uma casa nova, só estou esperando a parte da hidráulica do banheiro e da elétrica ficar pronta para poder fazer a minha mudança, pois a casa já está pronta”, explicou a moradora.

Assim como dona Arnalda, mais de 200 famílias também estão sendo beneficiadas com as obras de infraestrutura que estão proporcionando mais qualidade de vida aos moradores da comunidade. Conforme o diretor do Departamento de Manutenção e Infraestrutura Urbana da Seminf, José Roberto Costa, falta apenas a drenagem superficial para a conclusão da obra.

“O prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que déssemos um fim ao problema das constantes alagações que essa comunidade sofria principalmente em dias de chuva. Estamos aqui há três meses e cerca de 80% da obra já está concluída. Para finalizarmos, falta apenas a drenagem superficial da rua, com a terraplanagem, colocação do asfalto, meio fio, sarjeta e calçada. Acredito que em no máximo até o final de fevereiro tudo vai estar concluído”, finalizou.

Com informações da assessoria