×

Cidades

Ponta Negra tem serviços de limpeza e de contenção de erosão

A praia perene, que tem 4,8 mil metros quadrados.

Ponta Negra (Foto: João Viana/Semcom)

Manaus (AM) – Enquanto as águas do rio Negro não avançam na praia perene da Ponta Negra, a Prefeitura de Manaus realiza serviços de manutenção no cartão-postal natural da capital. Nesta sexta-feira, (11), o parque começou a receber mutirão de limpeza de equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), incluindo capinação e poda.

Publicidade

Em razão de uma erosão localizada na base de um dos mirantes, será construído um rip-rap para fazer a contenção do desbarrancamento. Com a subida das águas do rio alcançando o terreno, a erosão ocorreu, afetando o talude, que terá recomposição para não afetar a estrutura do mirante.Por medida de proteção e segurança, o local está interditado para uso pelos frequentadores. A previsão é que esse serviço seja realizado durante todo o fim de semana.

“O trabalho de manutenção, determinado pelo prefeito David Almeida, é necessário e feito periodicamente no espaço, para melhor atender ao público, mesmo no período intenso de chuvas”, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Desde 2011, a praia não desaparece mais sob as águas do Negro, durante a cheia dos rios. A técnica perene foi a mesma usada em praias famosas como as de Copacabana, no Rio de Janeiro, e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes.

A praia perene, que tem 4,8 mil metros quadrados, foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa da Ponta Negra, no ano de 2012.

 Em segurança

Os corpos permanentes de segurança, incluindo a Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h, bem como na manutenção do patrimônio de todo o complexo.

*Com informações da assessoria