×

Cidades

Pai denuncia enfermeiras e precariedade em maternidade de Manaus

O caso aconteceu na Maternidade Dona Nazira Daou. “A vida nos ensina que devemos cuidar um dos outros, mas aqui ninguém cuida de nós”, diz denunciante

Maternidade em Manaus é alvo de denúncia (Foto: Diário Manauara/Arquivo)

Manaus – A Maternidade Dona Nazira Daou, situada na Avenida Camapuã, no núcleo 09, no bairro Cidade Nova 2, na Zona Norte de Manaus, foi alvo de denúncia ao Portal Diário Manauara neste sábado (23).

Publicidade

Conforme acompanhante, que preferiu não se identificar, as péssimas condições estruturais do local e atendimento deixam a desejar. Dentre os problemas citados, ele fala sobre a alimentação, estrutura e negligência de enfermeiras.

“A vida nos ensina que devemos cuidar um dos outros, mas aqui ninguém cuida de nós. As enfermeiras ficam só olhando e, quando fazem o serviço delas, parece que é de forma obrigada. Além disso, elas utilizam medidores de pressão quase todos com problemas. É um absurdo o que as profissionais da saúde fazem aqui”, denunciou.

Além do atendimento, o denunciante faz mais uma crítica. Segundo ele, a esposa de 43 anos deu entrada na maternidade no dia 19 de maio deste ano, onde deu à luz a um menino. A criança nasceu saudável, mas o parto contou com ajuda dele.

“A bronca é somente com as enfermeiras, pois os médicos aqui são ótimos e não tenho que reclamar. Por conta dessa situação, eu tive que ajudar o médico no parto da minha esposa. Já na enfermaria, uma enfermeira chegou a perguntar para mim se era para colocar um aparelho. Eu respondi quem tinha que saber disso era ela”, declarou.

Colchões dos leitos de mães que deram à luz em péssimas condições (Foto: Diário Manauara/Arquivo)

O denunciante fez outras duras queixas contra a maternidade. De acordo com ele, a alimentação oferecida é de péssima qualidade, falta de copo descartável para beber água e os colchões nos leitos estão rasgados.

Ele mostrou à reportagem do Diário Manauara, algumas imagens onde demonstra a situação precária da maternidade. O acompanhante revelou, ainda, que houve pânico entre as mulheres após saber que uma paciente está com Covid-19.

“Não dá para entender o motivo pelo qual os hospitais e as maternidades públicas do Estado estejam nessa situação. O Governo arrecada muito dinheiro, diz que investe na saúde, mas o que vemos na verdade não condiz com a realidade. Uma pessoa que trabalha no setor de alimentação afirmou que o Governo paga pela marmita R$ 26. A comida é muito ruim. Além disso, as pacientes tem que se recuperar em colchões rasgados sem proteção e correndo risco de infecção”, finalizou. 

Acompanhante denuncia condições precárias da estrutura física da unidade (Foto: Diário Manauara/Arquivo)

A respeito da denúncia de uma série de problemas da maternidade, o Portal Diário Manauara aguarda posição da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).