×

Cidades

Outubro Rosa: unidades móveis de saúde intensificam atendimento às mulheres

O atendimento às mulheres durante o "Outubro Rosa" integra as ações do Programa Saúde Manaus Itinerante, desenvolvido pela Semsa - foto: divulgação/Semcom

O atendimento às mulheres durante o “Outubro Rosa” integra as ações do Programa Saúde Manaus Itinerante, desenvolvido pela Semsa – foto: divulgação/Semcom

Com o slogan ‘Aqui Outubro Rosa é o ano todo’, as Unidades Móveis de Saúde da Prefeitura de Manaus disponibilizam novos locais para promoção da saúde às mulheres.

Publicidade

No período de 3 a 7 de mês de outubro deste ano, o Programa Saúde Manaus Itinerante presta assistência ao público feminino com a realização de consultas e exames nas Carretas da Mulher nos bairros Lírio do Vale 2, na Avenida Central, ao lado da quadra Poliesportiva, Zona Oeste e na Rua 15, da Comunidade Mundo Novo, bairro Cidade Nova, Zona Norte.

Segundo a Semsa, são oferecidos todos os dias 50 exames de ultrassom, 40 mamografias e 30 preventivos - foto: divulgação/Semcom

Segundo a Semsa, são oferecidos todos os dias 50 exames de ultrassom, 40 mamografias e 30 preventivos – foto: divulgação/Semcom

Nestes locais serão oferecidos os exames de mamografia e ultrassonografias (abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, das vias urinárias, de tireoide e mama) e também coletas para o exame preventivo (Papanicolau).

O atendimento às mulheres durante o ‘Outubro Rosa’ integra as ações do Programa Saúde Manaus Itinerante, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), que percorre continuamente os bairros da capital com o objetivo de ampliar o acesso a consultas e diagnósticos específicos, auxiliando a assistência e a promoção à saúde prestada nas Unidades de Saúde da rede municipal.

“Ao longo desse mês, a Semsa promoverá diversas ações, além do atendimento itinerante, com o objetivo de orientar a população sobre as medidas de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama, ampliar a oferta aos exames preventivos e promover vacinação contra o vírus HPV (principal responsável pelo câncer de colo)”, explica o secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão Neto.

Segundo a Semsa, são oferecidos todos os dias 50 exames de ultrassom, 40 mamografias e 30 preventivos. Para realização dos exames são necessárias a solicitação médica, o documento de identidade e CPF, Cartão SUS e o endereço com o CEP (o Código de Endereçamento Postal).

“O resultado dos exames é fornecido pela Unidade de Referência do Distrito de Saúde. Se for detectada pelo profissional especialista alguma alteração no resultado dos exames, a Unidade de Saúde fará o contato para orientar sobre os procedimentos que cada caso requer”, informou o gerente do Programa Saúde Manaus Itinerante, William Terra.

As Unidades Referências no trabalho de assistência e promoção à saúde da mulher são: Distrito de Saúde – Disa Norte (UBS Balbina Mestrinho); Disa Leste (UBS Leonor Brilhante); Disa Oeste (UBS Leonor de Freitas) e Disa Sul (UBS Vicente Palocci).

O Outubro Rosa 2016 será aberto oficialmente pela Semsa na próxima sexta-feira (7), às 11h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fátima Andrade, no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital.

Em alusão ao mês, alguns prédios municipais estão com suas fachadas iluminadas na cor rosa, como o próprio prédio da Prefeitura Municipal de Manaus, a Maternidade Moura Tapajós, ambas na Compensa, Zona Oeste, a Policlínica Castelo Branco, no Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul, a sede das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

Com informações da assessoria de comunicação