×

CidadesPolícia

Operação ‘Dez de Novembro’ prende sete pessoas por tráfico e homicídios, em Manaus

As sete pessoas envolvidas com tráfico de drogas e homicídio foram alvos da operação ‘Dez de Novembro’ - foto: Erlon Rodrigues/assessoria/Polícia Civil

As sete pessoas envolvidas com tráfico de drogas e homicídio foram alvos da operação ‘Dez de Novembro’ – foto: Erlon Rodrigues/assessoria/Polícia Civil

Os irmãos gêmeos Franklin Teles de Menezes e Joaquim Teles de Menezes, de 23 anos; a mãe deles, Marta Simone da Silva Menezes, 51; Alessandra Anjos da Silva, 30; o marido dela, Edinael Silva Cativo, 34; Anselmo dos Santos Morais, 49, e a esposa dele, Maria Auxiliadora dos Anjos da Silva, 53, foram apresentados na manhã de quinta-feira (10), por volta das 14h30, no prédio da Delegacia Geral, Zona Centro-Oeste da capital, por envolvimento com o tráfico de drogas e homicídio.

Publicidade

O resultado das prisões foi durante a operação ‘Dez de Novembro’, deflagrada pela manhã, sendo cinco delas envolvidas com o tráfico de drogas e duas procuradas por homicídio. A ação contou com o efetivo de policiais da 4ª Seccional Oeste, 5º, 8º, 19º e 21º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

De acordo com o delegado Tarson Yuri, da 4ª Seccional Oeste, as investigações em torno do caso começaram por meio de diligências e denúncias anônimas recebidas nas unidades policiais. Na ação foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão.

Conforme Tarson Yuri, as prisões dos irmãos gêmeos Franklin e Joaquim, e da mãe deles, Marta, ocorreram na manhã de hoje, dia 10, por volta das 6h, na casa onde eles estavam, localizada na Rua Professor Evangelista Brow, bairro Santo Antônio, zona Oeste da cidade. Segundo o delegado, os irmãos foram interceptados em cumprimento a mandados de prisão expedidos no dia 30 de julho deste ano, pela juíza plantonista Andrea Jane Silva de Medeiros.

“Os irmãos são autores do homicídio de Isaque Souza de Oliveira, ocorrido no dia 25 de julho deste ano, no bairro Santo Antônio. Os irmãos estavam em via pública, em uma motocicleta, com Joaquim conduzindo o veículo e Franklin na garupa, quando avistaram Isaque. Ao passarem pelo local novamente, Franklin efetuou dois disparos de arma de fogo em direção a Isaque. A irmã da vítima, que mantinha um relacionamento amoroso com Joaquim e tem uma filha com ele, já havia registrado ameaças que ele fazia contra ela e possui medida protetiva em benefício dela”, explicou o delegado.

O titular da 4ª Seccional Oeste informou, ainda, que no momento das prisões foram encontrados, na residência da família, porções de entorpecentes e uma balança de precisão, em posse de Marta, que foi presa em flagrante por tráfico de drogas. A mulher também é alvo de denúncias por envolvimento com o tráfico de entorpecentes e já responde a processo em liberdade pelo mesmo crime. Inclusive ela ainda usa tornozeleira eletrônica.

De acordo com a autoridade policial, após o recebimento de denúncia anônima formalizada no 21º DIP e representação pelo mandado de busca e apreensão, expedido no dia 31 de outubro deste ano, pelo juiz da 3ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute), Julião Lemos Sobral, as equipes se deslocaram, por volta das 7h de hoje (10), até um pequeno estabelecimento comercial, relatado na denúncia, que servia como disfarce para um ponto de tráfico de drogas, na Travessa Cunha Melo, bairro Vila da Prata, zona Oeste.

“No local apreendemos duas porções médias de substância ilícita com aspecto de cocaína, aproximadamente R$ 2 mil em espécie, balança de precisão, dois aparelhos celulares, além de petrechos para a produção da droga, como embalagens plásticas, medidor, fermento e tesoura. Na casa moravam Maria Auxiliadora e o esposo dela, Anselmo; a filha dela, Alessandra, e o esposo de Alessandra, Edinael. As investigações em torno das atividades ilícitas da família irão continuar”, ressaltou Tarson Yuri.

Franklin e Joaquim foram indiciados por homicídio, autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Alessandra, Edinael, Anselmo, Marta e Maria foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Ao término dos procedimentos cabíveis, Franklin, Joaquim, Anselmo e Edinael serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM). Marta, Alessandra e Maria serão conduzidas ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), onde irão permanecer à disposição da Justiça.

Com informações da assessoria

Comentários