×

Cidades

Operação combate transporte clandestino na Zona Norte de Manaus

A fiscalização visa coibir a circulação de transportes sem regulamentação (Foto: Divulgação/SMTU)

 

Publicidade

Dez motocicletas que realizavam transporte irregular de passageiros na zona Norte da capital tiveram suas motos apreendidas por fiscais da Prefeitura, durante operação, na manhã desta quinta-feira (22). Desde o início da semana, ao todo, já foram apreendidos 70 veículos por transporte clandestino em Manaus.

A fiscalização iniciou pela avenida Torquato Tapajós e seguiu até a avenida Sete de Maio, no bairro Santa Etelvina, na zona Norte. Em seguida, os fiscais continuaram por ruas dos bairros Nova Cidade, Monte Pascoal e Novo Israel. Na avenida Margarita, micro-ônibus dos modais Alternativos e Executivos foram abordados pela fiscalização que verificou a documentações dos veículos.

As operações, coordenadas pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), abrangem todas as zonas e visam coibir a circulação de transportes sem regulamentação, que podem oferecer riscos às pessoas.

“Nossas operações são contínuas. Todos os dias, iremos fiscalizar os transportes na cidade e tirar de circulação os irregulares”, declarou o superintendente Franclides Ribeiro.

Para intensificar as fiscalizações nas ruas de Manaus, a SMTU vem contando com o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e agentes de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

A multa para quem for apanhado em motocicletas de forma irregular varia de 15 Unidades Fiscais do Município (UFMs), equivalente a R$ 1.526,70, e 30 UFMs, em caso de reincidência. O condutor tem, ainda, o veículo apreendido.

Para o mototaxista regular Joaquim Pereira da Costa, 60, a fiscalização ajuda o trabalho dos mototaxistas que cumprem todas as exigências legais. ”Tem que tirar todo o transporte clandestino das ruas, que não paga impostos”, observou.